INCLUSÃO ESCOLAR DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO CENÁRIO EDUCACIONAL BRASILEIRO SOB O VIÉS NEOLIBERAL
Resumo
O presente trabalho aborda as consequências do novo liberalismo (neoliberalismo) para a educação, mormente para a educação especial de pessoas com deficiência. Assim, tem-se como objetivo geral analisar a inclusão escolar de pessoas com deficiência no Brasil, considerando o discurso neoliberal. Partindo de tais premissas tem-se como problema: quais são as principais consequências do discurso neoliberal para a educação especial sob a perspectiva inclusiva? Os procedimentos metodológicos adotados consistem em estudos bibliográficos, amparados em livros, artigos científicos e demais textos acerca do neoliberalismo e educação especial inclusiva, bem como na pesquisa documental, especialmente dos textos normativos que regulamentam as Políticas Nacionais de Educação Especial no Brasil. Apresenta-se uma pesquisa com abordagem qualitativa, apoiada em uma análise construída a partir de um estudo do conhecimento na área. Conclui-se que as escolas regulares que se dizem inclusivas apenas pela efetivação de matrículas de pessoas com deficiência, na grande maioria das vezes não possuem qualquer apoio que promova o pleno desenvolvimento dessas pessoas, provocando, portanto, a sua marginalização, já que a educação, sob o viés neoliberal, é apenas um produto voltado à satisfação do mercado com a produção de mão de obra.
Declaro(amos) ainda que o trabalho é original e que não está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Temos ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, contudo, o estilo dos autores e que os originais não serão devolvidos aos autores.