PROCESSO ESTRUTURAL E POLÍTICAS PÚBLICAS: O CASO DO PARQUE NACIONAL SERRA DA CAPIVARA

  • Pablo Enrique Carneiro Baldivieso Centro Universitário Maurício de Nassau
  • Saul Carneiro Baldivieso Universidade Salvador

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar, por meio do estudo de caso, a relação existente entre a concretização de uma política pública e a utilização do processo judicial estrutural. O problema desenvolvido será: Em que medida o processo estrutural pode intervir em políticas públicas ambientais, sem ofender o princípio da separação dos poderes? Partindo deste problema, desenvolve-se a seguinte hipótese: É possível a utilização do processo estrutural na contribuição de instituição de políticas públicas ambientais sem ofensa ao princípio da separação de poderes. Assim, será utilizado o método lógico-dedutivo na pesquisa acadêmica, por meio do estudo de casos, especialmente, o caso do Parque Nacional da Serra da Capivara.

Biografia do Autor

Pablo Enrique Carneiro Baldivieso, Centro Universitário Maurício de Nassau

Pós-Doutorando pela Universidade de Coimbra. Doutor em Direito pela Universidade Federal da Bahia (2020). Mestre em Direito pela Universidade Católica de Brasília (2014). Juiz Federal Titular do Tribunal Regional Federal da 1a Região. Professor no curso de Pós-Graduação em Processo Civil da Uninassau.

Saul Carneiro Baldivieso, Universidade Salvador

Mestrando em Direito, Governança e Políticas Públicas pela Universidade Salvador (2019/2020). Procurador Jurídico de Carreira da Câmara Municipal de Serrinha- Bahia (2003).

Publicado
2023-06-20