POLÍTICAS PÚBLICAS DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA DE GÊNERO: ANÁLISE DA BIBLIOGRAFIA JURÍDICA A PARTIR DA ABORDAGEM DIREITO E POLÍTICAS PÚBLICAS (DPP)

  • Thais Becker Henriques Silveira Universidade de São Paulo
  • Isabela Scarabelot Castro Alves Universidade de São Paulo

Resumo

A partir de uma agenda que busca investigar a adoção da abordagem DPP pela pesquisa jurídica, este artigo visa mapear o cenário de estudos sobre políticas públicas de enfrentamento à violência de gênero por meio de uma revisão bibliográfica. Para tanto, foi dividido em três partes: primeiro, são estabelecidos os marcos conceituais adotados – gênero e violência de gênero; depois, apresenta-se a abordagem DPP, que serve de lente de análise; por fim, traça-se o mapa da área, com detalhamento do caminho metodológico da pesquisa e, enfim, a sistematização de seus achados, apresentados em dois grupos de produções acadêmicas – as nacionais e as internacionais. A partir disso, conclui-se que (i) não há adesão expressa e direta à abordagem DPP, mas que suas premissas e elementos perpassam o material, indicando sementes para seu desenvolvimento, especialmente no caso internacional; e (ii) há grande contribuição de tais produções para o avanço dos estudos deste tipo, mas que um tratamento mais sistemático e estruturado a partir da abordagem DPP proporcionaria um maior aproveitamento do conhecimento já acumulado.

Biografia do Autor

Thais Becker Henriques Silveira, Universidade de São Paulo

Mestranda em Direitos Humanos pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas das Políticas Públicas para Inclusão Social (GEPPIS/USP) e integrante da Clínica de Direitos Humanos das Mulheres (CDHM/USP).

Isabela Scarabelot Castro Alves, Universidade de São Paulo

Advogada e pesquisadora do Grupo de Pesquisa e Estudos de Inclusão na Academia (GPEIA/USP).

Publicado
2023-06-20