EDITORIAL

história e método da recepção filosófica da psicanálise - volume II

Authors

Keywords:

Philosophy. Eleuthería. Editorial.

Abstract

Editorial of the Eleuthería - Revista do Curso de Filosofia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, volume 06, especial number, year 2021.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Caio Padovan, Université Paul Valéry Montpellier 3 / Pontifícia Universidade Católica do Paraná

    Doutor em Psicopatologia e psicanálise pela Université Paris Diderot, Paris 7 (2018). Mestre em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). Psicólogo e bacharel em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (2010), desenvolveu estudos junto ao departamento de Filosofia e ao Departamento de Letras desta mesma Instituição entre 2006 e 2010. Colabora atualmente com o departamento de psicologia da Université Paul Valéry Montpellier 3 e é pesquisador associado no Centre de recherche Psychanalyse, médecine et société. Possui interesse pelos seguintes temas: História e filosofia da psicanálise, da psiquiatria e das ciências humanas. Foi presidente da Associação de Pesquisadores e Estudantes Brasileiros na França (APEB-FR) entre 2014 e 2017.

  • Weiny César Freitas Pinto, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Professor do curso de Filosofia da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Possui graduação, especialização, mestrado e doutorado em Filosofia. Atua nas áreas de História da Filosofia moderna e contemporânea, especialmente tradição francesa, com ênfase nos temas subjetividade e epistemologia das ciências humanas, especialmente, epistemologia da psicanálise. No momento, desenvolve pesquisa em duas frentes de investigação: 1) História da Filosofia da Psicanálise: sobre a recepção filosófica da psicanálise pelas tradições francesa, alemã, anglo-saxã e brasileira; 2) Estudos de Filosofia Ricoeuriana, análise da obra filosófica de Paul Ricoeur (1913-2005). Coordena o Grupo de Pesquisa Subjetividade, Filosofia e Psicanálise (UFMS) e compõe o GT Filosofia e Psicanálise da ANPOF (Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia), o Grupo de Pesquisa em Filosofia e Psicanálise da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), e o LABBEFIR (Laboratório Brasileiro de Estudos de Filosofia Ricoeuriana). Em 2014/2015 realizou estágio de doutorado em Paris-França, na EHESS - École des Hautes Études en Siences Sociales, e foi pesquisador associado ao Fonds Ricoeur, centro internacional de pesquisa do pensamento ricoeuriano.

  • Richard Theisen Simanke, Universidade Federal de Juiz de Fora

    Formado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Filosofia e Metodologia das Ciências pela Universidade Federal de São Carlos (1992) e Doutor em Filosofia pela USP (1997). Professor da Universidade Federal de São Carlos entre 1994 e 2012. Atualmente, é Professor Titular do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Autor, entre outros trabalhos, de ENTRE O CORPO E A CONSCIÊNCIA: ENSAIOS DE INTERPRETAÇÃO DA METAPSICOLOGIA FREUDIANA (em co-autoria com Fátima Caropreso; EDUFSCar, 2011), A FORMAÇÃO DA TEORIA FREUDIANA DAS PSICOSES (Ed. 34, 1994; 2.ed. Edições Loyola, 2009), METAPSICOLOGIA LACANIANA: OS ANOS DE FORMAÇÃO (Discurso, 2002) e co-organizador de FREUD NA FILOSOFIA BRASILEIRA (Escuta, 2005), PERSPECTIVAS EM PSICANÁLISE I, II, III, IV, V, VI e VII (Editora CRV e CAPES, 2009-2018), FILOSOFIA DA PSICANÁLISE: AUTORES, DIÁLOGOS, PROBLEMAS (EDUFSCar, CAPES e FAPESP, 2010) e FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA PSICOLOGIA CONTEMPORÂNEA (Editora UFJF, 2014). Coordenador do GT Filosofia e Psicanálise da ANPOF no período 2006-2008. Coordenador do Projeto PROCAD Psicanálise, linguagem e cognição (UFSCar/PUCPR/UFES) no período 2009-2014. Professor e orientador de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de São Carlos de 1997 a 2013, onde concluiu a orientação de 3 (três) pesquisas de pós-doutoramento, 16 (dezesseis) teses de doutorado e 19 (dezenove) dissertações de mestrado, conforme detalhamento neste currículo. Professor e orientador de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSCar, de março de 2009 a fevereiro de 2017 (orientação de 02 teses de doutoramento e 02 dissertações de mestrado concluídas), e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFJF, desde agosto de 2012 (06 orientações de mestrado, 03 orientações de doutorado e 01 supervisão de pós-doutoramento concluídas até o momento). Professor e orientador de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFJF desde fevereiro de 2017 (01 orientação de mestrado concluída). Editor-chefe da REVISTA PSICOLOGIA EM PESQUISA de agosto de 2014 a agosto de 2016. Suas principais áreas de atuação têm sido: história e filosofia da psicologia e da psicanálise, teoria psicanalítica, filosofia da psicanálise, história e filosofia da ciência, fenomenologia e epistemologia.

  • Francisco Verardi Bocca, Pontificia Universidade Católica do Paraná

    Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela PUCCAMP (1985); bacharel e licenciado em Filosofia pela UNICAMP (1997); mestre em Filosofia pela UNICAMP (1994) e doutor em Filosofia pela UNICAMP (2001). Pós-doutor em Filosofia pela UFSCar (2009) e pela Universidade de Paris VII - Denis Diderot (2014). Professor Titular do Curso de Filosofia e do Programa de Mestrado e Doutorado em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Atua nos seguintes temas: filosofia da história, psicanálise, materialismo e evolucionismo. Compõe e coordena a linha de pesquisa Filosofia da Psicanálise, Compõe e lidera o grupo de pesquisa Filosofia da Psicanálise (PUCPR), compõe ainda os grupos de pesquisa Filosofia e Psicanálise (UFSCar), Filosofia e Práticas Psicoterápicas (UNICAMP) e o Centro de Estudos de História e Filosofia das Ciências Humanas (UFJF), cadastrados no CNPQ. No biênio de 2008 a 2009 ocupou a coordenação do G. T. Filosofia e Psicanálise da ANPOF. Membro associado da Associação Brasileira de Estudos do Século XVIII. Foi bolsista produtividade pela Fundação Araucária - PR no ano de 2013. É co-autor da obra "Ontologia sem espelhos" (Ed. CRV, 2015) (Reeditada em francês em 2019 pela editora L`Harmattan, Paris), autor da obra "Do Estado à Orgia" (Ed. CRV, 2016) e co-autor da obra "O pêndulo de Epicuro" (Ed. CRV, 2019).

References

FREITAS PINTO, W. C.; PADOVAN SOARES DE SOUZA, C.; THEISEN SIMANKE, R.; VERARDI BOCCA, F. EDITORIAL. Eleuthería - Revista do Curso de Filosofia da UFMS, v. 6, n. 10, p. 06 - 12, 15 jul. 2021.

Published

2021-10-22

Issue

Section

Editorial

How to Cite

PADOVAN, Caio; FREITAS PINTO, Weiny César; THEISEN SIMANKE, Richard; VERARDI BOCCA, Francisco. EDITORIAL: história e método da recepção filosófica da psicanálise - volume II. Eleuthería - Revista do Mestrado Profissional em Filosofia da UFMS, [S. l.], v. 6, n. Especial, p. 06–13, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/reveleu/article/view/14497. Acesso em: 31 jan. 2026.

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>