Análise de textos produzidos por alunos do programa de aceleração de estudos
interface entre ensino de língua materna e sociolinguística educacional
Resumo
Este estudo baseia-se nos modelos teórico-metodológicos da Sociolinguística Educacional, no campo do ensino de Língua Portuguesa. Acreditamos que toda criança, ao adentrar à escola, já domina, de fato, a estrutura de sua língua. Por conseguinte, a tarefa da escola deveria ser a de proporcionar ao aluno a autonomia de pensar sobre a língua, como também habilitá-lo a compreender as características heterogêneas do seu vernáculo. Desde a década de 60, os sociolinguistas vêm conquistando espaço no meio acadêmico devido às pesquisas que consideram não somente a linguagem culta, mas, sobretudo, a coloquial. O propósito desse tipo de pesquisa é quebrar paradigmas que geram preconceitos linguísticos e discriminações socioculturais, razão do entusiasmo pelo tema. O objetivo geral deste estudo é analisar textos produzidos por alunos de uma escola de periferia, identificando os traços graduais e os traços descontínuos a fim de compreender o estágio de escrita em que se encontram. Para tanto, a presente pesquisa selecionou para análise textos de alunos de treze e quatorze anos que compõem uma turma do “Acelera”, a partir do corpus e com base nos estudos de Faraco (2002) e Bortoni-Ricardo (2005), temos como proposta: i) examinar as redações dos alunos, levando em conta o contexto social em que vivem; ii) analisar as dificuldades de escrita à luz dos conceitos de Bortoni-Ricardo sobre os contínuos de aprendizagem; e iii) suscitar uma reflexão sobre o fato de a norma culta ser considerada melhor, quando comparada com as demais.
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