Aparências ousadas

novas histórias sobre o vestir, o consumo e a emancipação feminina entre 1850 e 1950 (Apresentação)

  • Claudia de Oliveira Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Everton Vieira Barbosa Universidade Paris
  • Carolina Casarin da Fonseca Hermes Universidade Federal do Rio de Janeiro
Palavras-chave: Moda, História, Feminismo, Emancipação, Vestir, 1850, 1950

Resumo

Apresentação do Dossiê Aparências ousadas: novas histórias sobre o vestir, o consumo e a emancipação feminina entre 1850 e 1950. A História do Vestir ou “Study of Dress History” (TAYLOR, 2002, p. 30) busca alinhar abordagens da cultura material baseadas em objetos, como as roupas, a partir de um perspectiva transdisciplinar. As roupas mostram a mobilidade de seus usuários e seu gosto em diálogo com a moda, associados às atividades que realizam, para enfatizar uma determinada aparência na construção da noção de pessoa (“eu”) e sua individualidade (MAUSS, 1950, p. 365). Nesse sentido, a indumentaria tem um papel fundamental no campo da arte e da cultura, como adorno do corpo, como produção de sentido e expressão performática das subjetividades. O fenômeno da moda como valor intrínseco de mudança, que se inicia no século XIV, se desenvolverá plenamente durante o século XIX, com seus rituais e instituições, resultante de uma sociedade constituída sobre o indivíduo. A dinâmica da moda, alimentada pelo consumo em renovação constante, revela uma concessão linear do tempo, característica do Ocidente moderno, opondo-se, portanto, ao tempo cíclico dos mitos e do tempo imóvel do sagrado, como concebido pelas sociedades tradicionais.

A aparência corporal inclui a forma como os sujeitos sociais interferem no corpo, o conjunto das características físicas constantes ou variantes (pelos, estatura, traços do rosto), as atitudes corporais (posturas, expressões, mímicas) e seus atributos (trajes, penteados, maquiagens, acessórios). É justamente essa apreensão total do corpo pela cultura que merece ser investigada em seus diversos desdobramentos. Em modas ousadas propomos agrupar pesquisas que tomem o vestir, a moda e a aparência feminina no Brasil entre 1850 e 1950 em conjunto com movimentos emancipatórios, tanto a nível comportamental como aqueles diretamente vinculados a luta por direitos políticos e equiparações entre homens e mulheres. Por fim, o dossiê em questão além de estabelecer um novo espaço de discussão, reflexão e encontros, acentua o histórico de lutas e, sobretudo, conquistas traçadas, ainda em constante construção no almejo de um futuro mais simétrico e proporcional.

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Biografia do Autor

Claudia de Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Claudia de Oliveira (Professora do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Everton Vieira Barbosa , Universidade Paris

Everton Vieira Barbosa (Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense. Mestrando em Patrimônio e Museu na Universidade Paris 

Carolina Casarin da Fonseca Hermes , Universidade Federal do Rio de Janeiro

Carolina Casarin da Fonseca Hermes (doutora pelo Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Referências

BARNARD, Malcolm. Fashion as communication. Londres: Routledge, 1996.

HUBNER, Alysson. Agência na sociologia: os diferentes usos do conceito de agência em Weber, Giddens e Latour. Caderno Eletrônico de Ciências Sociais, Vitória, v. 9, n. 2, p. 86-103, 2021.

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PAGE-DELON, Michele. Le corps et ces apparences. L’envers du look. Paris: L’Hamarttan,1989.
Publicado
2023-08-22
Como Citar
OLIVEIRA, C. DE; BARBOSA , E. V.; HERMES , C. C. DA F. Aparências ousadas . albuquerque: revista de história, v. 15, n. 29, p. 09-12, 22 ago. 2023.