Um Além-Mundo Gênero
geopolíticas do saber e sentidos africanos em "A Invenção das Mulheres", de Oyèrónké Oyewùmí
Resumo
Oyèrónkẹ́ Oyewùmí, em seu livro "A invenção das mulheres: construindo um sentido africano para os discursos ocidentais de gênero," analisa criticamente a imposição da categoria de gênero durante a colonização na iorubalândia. A autora destaca o impacto do determinismo biológico no pensamento ocidental e propõe sentidos outros para a compreensão das culturas e sociedades. Oyewùmí questiona a persistência da biologia na teoria feminista ocidental, explorando a organização social iorubá pré e pós-colonial, com ênfase na senioridade como princípio organizador. A pesquisa evidencia os efeitos da colonização nas instituições iorubás, desse modo, a autora também destaca a influência da linguagem na construção de gênero, criticando interpretações inadequadas de estudiosos ocidentais sobre a língua iorubá e enfatizando a necessidade de compreensão mais profunda das heranças epistêmicas na literatura iorubá. Oyewùmí ressalta a importância de desafiar perspectivas eurocentradas na produção de conhecimento e prática científica.
Downloads
Referências
FERES, Letícia. Experiências sobre editar um corpo. Rio de Janeiro: Garupa, 2020.
OYĚWÙMÍ, Oyèrónkẹ́. A invenção das mulheres: construindo um sentido africano para os discursos ocidentais de gênero. Trad. Wanderson Flor do Nascimento. 1 ed. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2021.
Copyright (c) 2024 albuquerque: revista de história
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são todos cedidos à revista. As opinições e pontos de vista presentes nos artigos são de responsabilidade de seus/suas autores/as e não representam, necessariamente, as posições e visões de albuquerque: revista de história.