Um Além-Mundo Gênero

geopolíticas do saber e sentidos africanos em "A Invenção das Mulheres", de Oyèrónké Oyewùmí

Autores

  • Jéssica Carvalho Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.46401/ardh.2023.v15.19983

Palavras-chave:

OYÈRÓNKÉ OYEWÙMÍ, Gênero, Iorubá

Resumo

Oyèrónkẹ́ Oyewùmí, em seu livro "A invenção das mulheres: construindo um sentido africano para os discursos ocidentais de gênero," analisa criticamente a imposição da categoria de gênero durante a colonização na iorubalândia. A autora destaca o impacto do determinismo biológico no pensamento ocidental e propõe sentidos outros para a compreensão das culturas e sociedades. Oyewùmí questiona a persistência da biologia na teoria feminista ocidental, explorando a organização social iorubá pré e pós-colonial, com ênfase na senioridade como princípio organizador. A pesquisa evidencia os efeitos da colonização nas instituições iorubás, desse modo, a autora também destaca a influência da linguagem na construção de gênero, criticando interpretações inadequadas de estudiosos ocidentais sobre a língua iorubá e enfatizando a necessidade de compreensão mais profunda das heranças epistêmicas na literatura iorubá. Oyewùmí ressalta a importância de desafiar perspectivas eurocentradas na produção de conhecimento e prática científica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

COLLINS, Patricia Hill & BILGE, Sirma. Interseccionalidade. São Paulo: Boitempo Editorial, 2021.
FERES, Letícia. Experiências sobre editar um corpo. Rio de Janeiro: Garupa, 2020.
OYĚWÙMÍ, Oyèrónkẹ́. A invenção das mulheres: construindo um sentido africano para os discursos ocidentais de gênero. Trad. Wanderson Flor do Nascimento. 1 ed. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2021.

Downloads

Publicado

2024-01-30

Como Citar

CARVALHO, Jéssica. Um Além-Mundo Gênero: geopolíticas do saber e sentidos africanos em "A Invenção das Mulheres", de Oyèrónké Oyewùmí. Albuquerque (online), Aquidauana, v. 15, n. 30, p. 281–289, 2024. DOI: 10.46401/ardh.2023.v15.19983. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/AlbRHis/article/view/19983. Acesso em: 18 fev. 2026.