Estudantes indígenas no Instituto Federal de Mato Grosso Do Sul, Campus Aquidauana

um estudo de caso

Palavras-chave: estudantes indígenas, IFMS/Aquidauana, interculturalidade

Resumo

Este artigo se refere à presença dos estudantes indígenas no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul/IFMS, campus de Aquidauana e o mapeamento de onde residem esses estudantes, tanto das terras indígenas, quanto dos bairros das cidades de Aquidauana e Anastácio. A metodologia baseou-se em pesquisa bibliográfica, consulta ao questionário socioeconômico (QSE) e em questionário próprio elaborado para atender à pesquisa e aplicado como roda de conversa. Entre os resultados constam: mapeamento das terras indígenas e dos bairros onde eles residem, o número de matrículas entre 2014 a 2022 nos cursos de Ensino Médio Integrado de Edificações e Informática.

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Biografia do Autor

Janete Andrade Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS), Brasil

Mestra em Estudos Culturais pelo PPGCult/CPAQ/UFMS. Pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS). Membro do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2823173378853480

Vera Lucia Ferreira Vargas, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Brasil

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) (1997), mestrado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) (2003) e doutorado pela Universidade Federal Fluminense (UFF) (2011). Atualmente, é professora de História da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no Campus de Aquidauana e professora do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais (PPGCult/UFMS/CPAQ).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3469567030641868

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Publicado
2025-03-07
Como Citar
ANDRADE LIMA, J.; FERREIRA VARGAS, V. L. Estudantes indígenas no Instituto Federal de Mato Grosso Do Sul, Campus Aquidauana. Albuquerque (online), v. 16, n. 32, p. 264-279, 7 mar. 2025.