Estudantes indígenas no Instituto Federal de Mato Grosso Do Sul, Campus Aquidauana
um estudo de caso
Resumo
Este artigo se refere à presença dos estudantes indígenas no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul/IFMS, campus de Aquidauana e o mapeamento de onde residem esses estudantes, tanto das terras indígenas, quanto dos bairros das cidades de Aquidauana e Anastácio. A metodologia baseou-se em pesquisa bibliográfica, consulta ao questionário socioeconômico (QSE) e em questionário próprio elaborado para atender à pesquisa e aplicado como roda de conversa. Entre os resultados constam: mapeamento das terras indígenas e dos bairros onde eles residem, o número de matrículas entre 2014 a 2022 nos cursos de Ensino Médio Integrado de Edificações e Informática.
Downloads
Referências
AMADO, Luiz Henrique Eloy. Despertar do Povo Terena para os seus Direitos: MOVIMENTO INDÍGENA E CONFRONTO POLÍTICO EM MATO GROSSO DO SUL. Dourados/MS: MovimentAção, 2017. v. 4, nº. 6, p. 83-104. DOI: https://doi.org/10.30612/mvt.v4i06.7674
BANIWA, Gersem. O Índio Brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade; LACED/Museu Nacional, 2006. p. 150-151
BANIWA, Gersem. Educação para Manejo e Domesticação do Mundo: entre a escola ideal e a escola real – Dilemas da Educação Indígena do Alto Rio Negro. Tese de Doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de Brasília, 2011. p. 209.
GARCIA, Débora R. N. de Souza. Evasão no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS): o curso superior de Tecnologia em Sistemas para Internet. 2021.
IBGE. Censo 2022 – Panorama. Disponível em https://censo2022.ibge.gov.br/panorama/. Acesso em 1º mar. 2025.
IFMS. Programa Acompanhamento de Egressos do IFMS. 2018. Disponível em https://www.ifms.edu.br/centrais-de-conteudo/documentos-institucionais/programas/anexo-059-2018-aprova-programa-de-acompanhamento-de-egressos-do-ifms.pdf. Acesso em 1º mar. 2025.
IFMS. Regulamento de Ações Afirmativas para o Ingresso de Candidatos Optantes pela Reserva de Vagas nos Cursos de Ensino Médio e Graduação no IFMS. 2022. Disponível em https://www.ifms.edu.br/centrais-de-conteudo/documentos-institucionais/regulamentos/regulamento-de-acoes-afirmativas-para-o-ingresso-de-candidatos-optantes-pela-reserva-de-vagas-nos-cursos-de-ensino-medio-e-graduacao-no-ifms/view. Acesso em 1º mar. 2025.
LEMOS, Isabele Batista. Povos indígenas e ações afirmativas: aspectos sobre a implementação da Lei n. 12.711/20 pelas instituições de ensino federais. Quaestio Iuris, vol. 8, nº. 3, Rio de Janeiro, 2015. pp. 1369-1392. DOI: https://doi.org/10.12957/rqi.2015.18831
LIMA, Janete Andrade de. A presença de estudantes indígenas no IFMS/ campus de Aquidauana. Dissertação (Mestrado em Estudos Culturais) UFMS, Aquidauana. 2023.
MEC. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio. 2007. Disponível em http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/documento_base.pdf. Acesso em 1º mar. 2025.
MELIÁ, Bartolomeu. Prefácio - memória, história e futuro dos povos indígenas In: CHAMORRO, Graciela & COMBÈS, Isabelle (org.). Povos indígenas em Mato Grosso do Sul: história, cultura e transformações sociais. Dourados: Ed. UFGD, 2015.
MÜLLING, Juliana da Cruz. Educação Profissional com Indígenas: possibilidades de corazonar e melhor viver. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2018.
MÜLLING, Juliana da Cruz. SANTOS. Simone Valdete dos. A presença de estudantes indígenas na educação profissional e tecnológica. Educação, v. 42, n.3, p. 475-485, set.-dez. 2019. Disponível: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/33245. Acesso em 23 de maio de 2024. DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.3.33245
PACHECO, Eliezer. (Org.). Institutos Federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. Brasília, 2011, São Paulo, 2011. Editora Moderna.
QUIJANO, Anibal. A colonialidade do poder: eurocentrismo e América Latina. ciências sociais, perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005. p. 117-142.
WALSH, Catherine. La interculturalidad en la Educación. Ministerio de Educación, Perú, 2005.
Copyright (c) 2025 Albuquerque

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são todos cedidos à revista. As opinições e pontos de vista presentes nos artigos são de responsabilidade de seus/suas autores/as e não representam, necessariamente, as posições e visões de Albuquerque: revista de Estudos Culturais.


1.png)









