As contribuições para a Nova História Política de Jürgen Habermas

a relação entre Dignidade Humana e Direitos Humanos no tempo presente

  • Juliana Cristina da Rosa Doutoranda em História do PPGHis da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT.Pesquisadora do Núcleo de Estudos Rurais e Urbanos (NERU) da UFMT.
Palavras-chave: Jürgen Habermas, dignidade humana, Direitos Humanos

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a contribuição das reflexões de Jürgen Habermas para a Nova História Política, sobretudo no que diz respeito à relação entre Dignidade Humana e Direitos Humanos, que para o autor é uma dobradiça conceitual capaz de garantir a concretização do discurso jurídico, onde a razão instrumental é utilizada para a formulação da consciência das gentes sobre seus direitos a serem garantidos pelo Estado democrático. O autor acredita que existe possibilidade de emancipação por meio desse caminho atravessado pela noção moral de dignidade humana, que “uma e a mesma em todo lugar” garantirá a indivisibilidade dos direitos humanos. Por fim, o artigo reporta às preocupações tanto de Habermas como de Hobsbawm em relação ao mau uso dos direitos humanos como discurso legitimador de ações de intervenção e imperialismo praticado, sobretudo, pelos Estados Unidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Cristina da Rosa, Doutoranda em História do PPGHis da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT.Pesquisadora do Núcleo de Estudos Rurais e Urbanos (NERU) da UFMT.

Cientista Social, mestre e doutoranda em História. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3097566010883684.

Referências

BAERT, Patrick. Jurgen Habermas. In: SCOTT, John. 50 Grandes sociólogos contemporâneos. São Paulo: Contexto, 2009.

BRAUDEL, Fernand. História e Ciências Sociais. Tradução de Rui Nazaré. Lisboa: Editora Presença, 1990.

HABERMAS, Jürgen. Direito e democracia: entre faticidade e validade. Trad. Flávio Beno Siebeneichler. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1992.

HABERMAS, Jurgen. Sobre a constituição da Europa: um ensaio. Tradução Denilson Luiz Werle, Luiz Repa e Rúrion Melo. São Paulo: ed. Unesp, 2012.

HOBSBAWM, Eric. Globalização, democracia, terrorismo. Tradução José Viegas. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

HOBSBAWM, Eric. Sobre História. Tradução Cid Knipel Moreira. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.

RÉMOND, René (Org.) Por uma história política. 2. ed. Rio de Janeiro: Ed.FGV, 2003.

REPA, Luiz. Jurgen Habermas e o modelo reconstr4utivo de teoria crítica. In: NOBRE, Marcos (Org.) Curso livre de Teoria Crítica. Campinas, SP: Papirus, 2008.

Publicado
2016-06-30
Como Citar
ROSA, J. C. DA. As contribuições para a Nova História Política de Jürgen Habermas. albuquerque: revista de história, v. 8, n. 15, p. 24-41, 30 jun. 2016.
Seção
Dossiê: História Política