Meia-Noite em Paris, um filme para a história
Resumo
O filme Meia noite em Paris oferece oportunidade ímpar para professores e pesquisadores da História refletirem sobre seu ofício. O artigo analisa a obra, sob as ferramentas da Didática da História, com o fim de apontar algumas das ações comuns empregadas na vida prática para representar o passado de que forma que ele é “deformado” por elas. Ao final da análise muitas questões fundamentais das práticas em sala de aula e fora dela, bem como as possibilidades do uso de filmes em pesquisas poderão ser tomadas de maneira instigante.
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail (Volochínov). Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1997.
BAUMAN, Richard. A Poética do Mercado Público: Gritos de Vendedores no México e em Cuba. Antropologia em primeira mão / PPGAS. Florianópolis: UFSC, 2008. v. 103. (Tradução de palestra). DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8034.2009v11n1-2p17
BAUMAN, Richard. Story, performance and event: Contextual studies of oral narrative. New York: Cambridge University Press, 1986. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9780511620935
BENJAMIN, Walter. Parigi capitale del XIX secolo. Bréscia: Temperino Rosso, 1986.
BORRIES, Bodo von. Jovens e consciência histórica. In: SMIDT, M. A., FRONZA, M., NECHI, L. P. (org.). Jovens e consciência histórica. Curitiba: W&A Publishers Ltda, 2018.
BRUNER, Jerome. La fábrica de historias: derecho, literatura, vida. 2. ed. Buenos Aires: Fundo de Cultura Económica, 2013.
BRUNER, Jerome. Realidad mental y mundos posibles: los actos de la imaginación que dan sentido a la experiencia. 2. ed. Buenos Aires: Gredisa, 2012.
BURKE, Peter. O mundo como teatro: estudos de antropologia histórica. Trad. Vanda M. Anastácio. Lisboa: Difel, 1992.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 2014.
DAMIÃO, Carla Milani. Walter Benjamin: um pensador de imagens. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. 5. ed. Campinas: Papirus, 2001.
ELIAS, Norbert. A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 1994.
GOFFMAN, Erving. A representação do eu na vida cotidiana. Petrópolis: Vozes, 2014.
HEMINGWAY, Ernest. Paris é uma festa. 23 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2017.
JOGO de cena. Direção: Eduardo Coutinho. [S. l.: s. n], 2007. 1 vídeo (2 min).
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=5Fk7kLLrVT4. Acesso em: 14 jun. 2024.
LANGDON, Esther Jean. Performance e sua Diversidade como Paradigma Analítico: A Contribuição da Abordagem de Bauman e Briggs. Ilha: Revista de Antropologia, [S. l.], v. 8, n.1-2, p. 163-183, 2006.
MEIA-NOITE em Paris. Direção: Woody Allen. Produção: Letty Aronson. Intérpretes: Owen Wilson, Rachel McAdams, Marion Cotillard, Khaty Bates, Michael Sheen e outros. Roteiro: Woody Allen. Espanha; Estados Unidos: Gravier Productions; MediaPro Pictures, 2011. 1 DVD (100 min.), son., cor, legendado.
NARRADORES de Javé. Direção: Eliane Café. [S. l.: s. n], 2004. 1 vídeo (102 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Trm-CyihYs8. Acesso em: 17 jun. 2024.
NORA, Pierre. Entre memória e história: A problemática dos lugares. In: NORA, Pierre. Projeto História. São Paulo: PUC, 1993. p. 7-28.
PERFORMANCE. In: ENGLISH DICTIONARY for speakers for portuguese. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
RÜSEN, Jörn. Teoria da história: uma teoria da história como ciência. Tradução de Estevão de Rezende Martins. Curitiba: Editora UFPR, 2015.
SCHVARZMAN, Sheila. Construindo a história na televisão: Marc Ferro e os Cinejornais em Histoire Parallèle. Revista Tempo, Niterói, v. 20, p. 1-22, 2014. DOI: https://doi.org/10.20509/TEM-1980-542X2014v203624
STAM, Robert. Bakhtin: da teoria literária à cultura de massa. São Paulo: Ática, 1992.
STAM, Robert; BUGOYNE, Robert; FITTERMAN-LEWS, Sandy. Nuevos conceptos de la teoria del cine: Estruturalismo, semiótica, narratologia, psicoanálisis, intertextualidad. Barcelona: Ed. Paidós, 1999.
STAM, Robert; SHOHAT, Ella. Critica a imagem eurocêntrica. São Paulo: Cosac Naify, 2006.
TORRENS, Davi Bueno i. Neurociencia para educadores. 2. ed. Barcelona: Ediciones Octaedro, 2018.
VIGOTSKI, Lev S. A construção do pensamento e da linguagem. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
WERTSCH, James V. La mente en acción. Buenos Aires: Aique Grupo Editor S/A, 1999.
WERTSCH, James V. The Narrative Organization of Collective Memory. Ethos, [S. l.], v. 36, n. 1, p. 120–135, 2008. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1548-1352.2008.00007.x
WERTSCH, James V. Narrative Tools of History and Identity. Culture Psychology, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 5-20, 1997. DOI: https://doi.org/10.1177/1354067X9700300101
Copyright (c) 2025 Albuquerque

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são todos cedidos à revista. As opinições e pontos de vista presentes nos artigos são de responsabilidade de seus/suas autores/as e não representam, necessariamente, as posições e visões de Albuquerque: revista de Estudos Culturais.


1.png)









