Meia-Noite em Paris, um filme para a história

Palavras-chave: História; Didática da História; análise fílmica

Resumo

O filme Meia noite em Paris oferece oportunidade ímpar para professores e pesquisadores da História refletirem sobre seu ofício. O artigo analisa a obra, sob as ferramentas da Didática da História, com o fim de apontar algumas das ações comuns empregadas na vida prática para representar o passado de que forma que ele é “deformado” por elas. Ao final da análise muitas questões fundamentais das práticas em sala de aula e fora dela, bem como as possibilidades do uso de filmes em pesquisas poderão ser tomadas de maneira instigante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Abdala Junior Abdala Junior, Universidade Federal de Goiás (UFG), Brasil

Doutor em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/2009). Graduado em História (2001), é mestre em Educação (2003) pela UFMG. Professor da Faculdade de História (FH) da Universidade Federal de Goiás (UFG), leciona na graduação em História e nos Programas de Pós-Graduação em História e em Performances Culturais (Faculdade de Ciências Sociais - FCS/UFG).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7014946989727038

Referências

BAKHTIN, Mikhail (Volochínov). Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1997.

BAUMAN, Richard. A Poética do Mercado Público: Gritos de Vendedores no México e em Cuba. Antropologia em primeira mão / PPGAS. Florianópolis: UFSC, 2008. v. 103. (Tradução de palestra). DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8034.2009v11n1-2p17

BAUMAN, Richard. Story, performance and event: Contextual studies of oral narrative. New York: Cambridge University Press, 1986. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9780511620935

BENJAMIN, Walter. Parigi capitale del XIX secolo. Bréscia: Temperino Rosso, 1986.

BORRIES, Bodo von. Jovens e consciência histórica. In: SMIDT, M. A., FRONZA, M., NECHI, L. P. (org.). Jovens e consciência histórica. Curitiba: W&A Publishers Ltda, 2018.

BRUNER, Jerome. La fábrica de historias: derecho, literatura, vida. 2. ed. Buenos Aires: Fundo de Cultura Económica, 2013.

BRUNER, Jerome. Realidad mental y mundos posibles: los actos de la imaginación que dan sentido a la experiencia. 2. ed. Buenos Aires: Gredisa, 2012.

BURKE, Peter. O mundo como teatro: estudos de antropologia histórica. Trad. Vanda M. Anastácio. Lisboa: Difel, 1992.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 2014.

DAMIÃO, Carla Milani. Walter Benjamin: um pensador de imagens. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. 5. ed. Campinas: Papirus, 2001.

ELIAS, Norbert. A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 1994.

GOFFMAN, Erving. A representação do eu na vida cotidiana. Petrópolis: Vozes, 2014.

HEMINGWAY, Ernest. Paris é uma festa. 23 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2017.

JOGO de cena. Direção: Eduardo Coutinho. [S. l.: s. n], 2007. 1 vídeo (2 min).

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=5Fk7kLLrVT4. Acesso em: 14 jun. 2024.

LANGDON, Esther Jean. Performance e sua Diversidade como Paradigma Analítico: A Contribuição da Abordagem de Bauman e Briggs. Ilha: Revista de Antropologia, [S. l.], v. 8, n.1-2, p. 163-183, 2006.

MEIA-NOITE em Paris. Direção: Woody Allen. Produção: Letty Aronson. Intérpretes: Owen Wilson, Rachel McAdams, Marion Cotillard, Khaty Bates, Michael Sheen e outros. Roteiro: Woody Allen. Espanha; Estados Unidos: Gravier Productions; MediaPro Pictures, 2011. 1 DVD (100 min.), son., cor, legendado.

NARRADORES de Javé. Direção: Eliane Café. [S. l.: s. n], 2004. 1 vídeo (102 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Trm-CyihYs8. Acesso em: 17 jun. 2024.

NORA, Pierre. Entre memória e história: A problemática dos lugares. In: NORA, Pierre. Projeto História. São Paulo: PUC, 1993. p. 7-28.

PERFORMANCE. In: ENGLISH DICTIONARY for speakers for portuguese. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

RÜSEN, Jörn. Teoria da história: uma teoria da história como ciência. Tradução de Estevão de Rezende Martins. Curitiba: Editora UFPR, 2015.

SCHVARZMAN, Sheila. Construindo a história na televisão: Marc Ferro e os Cinejornais em Histoire Parallèle. Revista Tempo, Niterói, v. 20, p. 1-22, 2014. DOI: https://doi.org/10.20509/TEM-1980-542X2014v203624

STAM, Robert. Bakhtin: da teoria literária à cultura de massa. São Paulo: Ática, 1992.

STAM, Robert; BUGOYNE, Robert; FITTERMAN-LEWS, Sandy. Nuevos conceptos de la teoria del cine: Estruturalismo, semiótica, narratologia, psicoanálisis, intertextualidad. Barcelona: Ed. Paidós, 1999.

STAM, Robert; SHOHAT, Ella. Critica a imagem eurocêntrica. São Paulo: Cosac Naify, 2006.

TORRENS, Davi Bueno i. Neurociencia para educadores. 2. ed. Barcelona: Ediciones Octaedro, 2018.

VIGOTSKI, Lev S. A construção do pensamento e da linguagem. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

WERTSCH, James V. La mente en acción. Buenos Aires: Aique Grupo Editor S/A, 1999.

WERTSCH, James V. The Narrative Organization of Collective Memory. Ethos, [S. l.], v. 36, n. 1, p. 120–135, 2008. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1548-1352.2008.00007.x

WERTSCH, James V. Narrative Tools of History and Identity. Culture Psychology, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 5-20, 1997. DOI: https://doi.org/10.1177/1354067X9700300101

Publicado
2025-03-06
Como Citar
ABDALA JUNIOR, R. A. J. Meia-Noite em Paris, um filme para a história. Albuquerque (online), v. 16, n. 32, p. 148-177, 6 mar. 2025.