Fontes históricas e a ocupação de Sant’Ana de Paranaíba no século XIX: possibilidades para se pensar a História Ambiental

  • Isabel Camilo de Camargo

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar algumas possibilidades de se pensar estudos de História Ambiental para Sant’Ana de Paranaíba, província de Mato Grosso, no século XIX. A História Ambiental tem como objeto, de forma geral e breve, o estudo da sociedade e seu relacionamento com a natureza no tempo. A visão que os viajantes tiveram da região e seus apontamentos sobre a fauna e flora, em busca de conhecer o território imperial brasileiro, e a percepção dos entrantes que a natureza de Sant’Ana de Paranaíba era própria para a criação de gado e de como desenvolveria a relação entre homem e natureza no cotidiano, são temas que relacionam a sociedade que estava se estabelecendo em Sant’Ana de Paranaíba e sua integração com a natureza. É importante ressaltar, que foi a natureza que chamou a atenção e possibilitou a fixação dessas pessoas na localidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-05-29
Como Citar
CAMARGO, I. C. DE. Fontes históricas e a ocupação de Sant’Ana de Paranaíba no século XIX: possibilidades para se pensar a História Ambiental. albuquerque: revista de história, v. 8, n. 16, 29 maio 2017.