Reformas educacionais Mato-Grossenses e a institucionalização dos grupos escolares (1910 – 1930)

  • Regina Tereza Cestari de Oliveira Universidade Católica Dom Bosco
Palavras-chave: Instituições escolares, grupos escolares, reformas educacionais

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar o processo de institucionalização dos grupos escolares em Mato Grosso, a partir da reforma educacional de 1910, destacando a região sul do estado - atual Estado de Mato Grosso do Sul -, nas décadas de 1910 a 1930. O estudo baseia-se em fontes primárias constituídas por leis, regulamentos, mensagens presidenciais encaminhadas à Assembléia Legislativa do estado, relatórios de inspetores, além de jornais da época. A instauração dos grupos escolares, como um modelo inovador de organização escolar primária no Brasil, no âmbito da Primeira República, apesar de fazer parte da política educacional do estado, foi lenta ao longo do período.

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Biografia do Autor

Regina Tereza Cestari de Oliveira, Universidade Católica Dom Bosco

Doutora em Educação pela Unicamp.Profa. do Programa de Pós-Graduação - Mestrado/UCDB.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6569293985017211. 

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Publicado
2009-06-30
Como Citar
OLIVEIRA, R. T. C. DE. Reformas educacionais Mato-Grossenses e a institucionalização dos grupos escolares (1910 – 1930). albuquerque: revista de história, v. 1, n. 1, p. 105-129, 30 jun. 2009.
Seção
Artigos