Diálogos Transversais: A História Indígena e a educação patrimonial no protagonismo das ações educativas no Triângulo Mineiro

  • Gabriela Gonçalves Junqueira Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Daniella Santos Alves Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Resumo

O presente trabalho é resultado de um projeto de educação patrimonial desenvolvido nas cidades de Canápolis e Monte Alegre de Minas - região do Triângulo Mineiro, Minas Gerais. As ações educativas foram desenvolvidas num processo de experimentação etnográfica inserido num projeto macro de licenciamento ambiental. Tais ações possibilitaram um despertar do saber e da valorização da memórias, culturas e heranças regionais, especialmente, dos povos indígenas. Esse contato possibilitou uma desnaturalização de imagens cristalizadas e genéricas destes povos e viabilizou a importância do reconhecimento das identidades e patrimônios materiais e imateriais dos municípios. Para tal empreendimento contamos com o diálogo entre escola, universidade e comunidade, ou melhor, na tríade indissociável do ensino, pesquisa e extensão.

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Biografia do Autor

Gabriela Gonçalves Junqueira, Universidade Federal de Goiás (UFG)
Antropóloga da equipe de Educação Patrimonial da Fundação Araporã. Professora da Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais. Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas em Arqueologia, Etnologia e História Indígena (GEPAEHI), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Graduada em Ciências Sociais e Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atualmente é doutoranda em Antropologia Social pela Universidade Federal de Goiás (UFG).
Daniella Santos Alves, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Antropóloga da equipe de Educação Patrimonial da Fundação Araporã. Professora da Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais. Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas em Arqueologia, Etnologia e História Indígena (GEPAEHI), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).  Graduada em Ciências Sociais e Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atualmente é doutoranda em Antropologia Social pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

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Publicado
2018-12-17
Como Citar
JUNQUEIRA, G. G.; ALVES, D. S. Diálogos Transversais: A História Indígena e a educação patrimonial no protagonismo das ações educativas no Triângulo Mineiro. albuquerque: revista de história, v. 10, n. 19, 17 dez. 2018.
Seção
Dossiê - Patrimônio, cultura material e imaterial: diálogos e perspectivas