A educação no campo: reflexões sobre possibilidades e realidades.
DOI:
https://doi.org/10.46401/ajh.2017.v9.5782Abstract
Essa pesquisa teve como objetivo geral verificar como a educação do campo está organizada para atender as necessidades dos estudantes. A pesquisa foi realizada com três professores e três alunos de uma instituição universitária da zona rural de Aquidauana – MS. Observamos que a instituição organizou seu currículo para oferecer formação adequada de acordo com os cursos que oferece, entretanto falta apoio do poder público para melhor aproveitamento de todos os espaços e recursos do campus. Percebemos ainda, que os professores têm consciência da utilização de práticas pedagógicas diferenciadas mas ainda existe a necessidade do uso de recursos mais atualizados, como a tecnologia. O que incentivou os alunos a buscar os cursos oferecidos pela instituição foi a perspectiva de adquirir uma profissão, aumentar a produtividade e consequentemente sua remuneração.Downloads
References
ALVES, Gilberto Luís. A produção da escola pública contemporânea. 4. Ed. – Campinas, SP: Autores Associados, 2006.
BOMENY, Helena. Reformas Educacionais. S.d. Disponível em http://cpdoc.fgv.br/sites/default/files/verbetes/primeira-republica/REFORMAS%20EDUCACIONAIS%20.pdf. Acessado em 15.11.2016.
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Resolução 02 de 28 de abril de 2008. Estabelece diretrizes complementares, normas e princípios para o desenvolvimento de políticas públicas de atendimento da Educação Básica do Campo. Brasília, 2008.
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão - SECADI. Educação do Campo. Marcos Normativos. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – Brasília, SECADI, 2012, p. 8. Disponível em http://pronacampo.mec.gov.br/images/pdf/bib_educ_campo.pdf. Acessado em 05.11.2016.
BRASIL. Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil. 1934. Rio de Janeiro. Senado, 1934.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Brasília: MEC/CNE, 2001.
CONDORCET, Cinco memórias sobre a instrução pública. Tradução de Maria das Graças de Souza. 1ª ed. Editora UNESP, 2008. 264 p.
FREIRE, Paulo. Educação como Prática de Liberdade. Rio de Janeiro. Paz e Terra. 1987.
OLIVEIRA, João Pacheco; FREIRE, Carlos Augusto da Rocha. A presença indígena na formação do Brasil. – Brasília: Ministério da Educação, Secretária de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade; LACED / Museu Nacional, 2006.
QUESNAY, François. Quadro Econômico: Análise das Variações do Rendimento de uma Nação. Prefácio de Bento Murteira e Tradução e Notas de Teodora Cardoso. Lisboa: 3. Ed. Editora: Fundação Calouste Gulbenkian. 1966.
ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da Educação no Brasil (1930-1973). 27 ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
Downloads
Published
Issue
Section
License
The copyrights are all granted to the journal. The articles whose authors are identified represent the expressed opinion of its authors and not the official position of the Albuquerque: journal of Cultural Studies.

1.png)









