O protagonismo de Rita Lee na subversão do amor romântico

Palavras-chave: rock brasileiro, amor romântico, erotização, imaginário, Rita Lee

Resumo

As canções de Rita Lee contribuíram para alimentar o imaginário do rock nacional em temas como a celebração da liberdade, da rebeldia e do que é profano. Além de trazer esses temas, seu trabalho contribuiu para adicionar um elemento original: a erotização do amor romântico. Aborda-se aqui, a partir da análise de alguns de seus principais sucessos, o protagonismo da artista na subversão das canções de amor que predominavam no pop-rock brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sílvio Antonio Luiz Anaz, York University

Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós-doutorado em Meios e Processos Audiovisuais na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (Bolsista FAPESP). Pesquisador visitante na School of the Arts, Media, Performance & Design da York University (Bolsista FAPESP). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Comunicação e Criação em Mídias, da PUC-SP.. Graduado em Comunicação Social pela ECA/USP e Mestre em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Foi coordenador de atividades artísticas e culturais no SESI-SP e editor do site HowStuffWorks no Brasil. Trabalhou como jornalista na Folha de S. Paulo e Gazeta Mercantil. Experiência na área de comunicação e cultura, com atuação principalmente em comunicação e artes (cinema e TV), imaginário e crítica cultural. (Fonte: Currículo Lattes)

Referências

ANAZ, Sílvio. O que é rock. Popbooks: São Paulo, 2011.
BARTSCH, Henrique. Rita Lee mora ao lado. São Paulo: Panda Books, 2006.
COSTA, Jurandir Freire. Sem fraude nem favor: estudo sobre o amor romântico. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.
ECAD. Rita Lee festeja 75 anos com “Mania de você” como sua música mais tocada no Brasil. Notícias. 31 Dez. 2022. Disponível em: https://www4.ecad.org.br/noticias/rita-lee-festeja-75-anos-com-mania-de-voce-como-sua-musica-mais-tocada-no-brasil/ Acesso em: 6 Fev. 2024.
SHUKER, Roy. Vocabulário de música pop. São Paulo: Hedra, 1999.
WHITBURN, Joel. Billboard Top 1000 Singles 1955-2000. Milwakee: Hal Leonard, 2001.
Publicado
2024-08-13
Como Citar
ANAZ, S. A. L. O protagonismo de Rita Lee na subversão do amor romântico. albuquerque: revista de história, v. 16, n. 31, p. 218-224, 13 ago. 2024.