Os principais conceitos da teoria da história de Jörn Rüsen: uma proposta didática de síntese.

  • William Carlos Cipriani Barom UEPG

Resumo

Na última década, a Didática da História no Brasil vem passando por uma mudança ao se aproximar da área da ciência da história. De sua histórica relação com o ambiente escolar, vem avançando em direção ao estudo da cognição histórica, intra e extraescolar. Da filosofia e teoria da história, conceitos como cultura, consciência, narrativa e identidade parecem balizar este processo de ampliação do campo em direção ao estudo da aprendizagem histórica em sociedade. No Brasil, este processo vem sendo realizado substancialmente através das contribuições teóricas do filósofo e historiador alemão Jörn Rüsen. O presente artigo busca contribuir no entendimento deste processo ao sistematizar de modo didático os principais conceitos de sua teoria, na intenção de demonstrar suas inter-relações e dialogicidades.

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Biografia do Autor

William Carlos Cipriani Barom, UEPG
Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Docente do Departamento de História da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

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Publicado
2018-04-07
Como Citar
BAROM, W. C. C. Os principais conceitos da teoria da história de Jörn Rüsen: uma proposta didática de síntese. albuquerque: revista de história, v. 9, n. 18, 7 abr. 2018.