Problematizando o paradigma liberal-meritocrático de educação escolar na história: novas direções e sentidos para a pesquisa em história da educação matemática
Resumo
A educação escolar matemática brasileira ainda mantém incólumes o ideário e características estruturais e organizacionais herdadas dos debates que se sucederam, após a revolução francesa, acerca da organização dos sistemas nacionais públicos de escolarização moderna. O positivismo foi um dos pilares do processo civilizatório de escolarização pública de grande parte dos Estados nacionais do mundo moderno, cuja constituição se deu com base na matriz política do liberalismo meritocrático. Na videoconferência, em forma de mesa redonda, aqui proposta, pretendemos caracterizar e problematizar o paradigma de educação liberal-meritocrática instaurado a partir da Proclamação da República, a educação matemática que nele vem se praticando, e as pesquisas em história da educação matemática que têm sido realizadas para se preservar a memória desse paradigma. Com base nessa problematização, pretendemos também debater novos sentidos e direções que tais pesquisas poderiam vir a tomar em perspectivas críticas a esse paradigma.
Palavras-chave: História; Liberalismo; Educação Matemática; Pesquisa em História da Educação Matemática.
Referências
Arapiraca, J. O. (1982). A USAID e a educação brasileira. São Paulo: Cortez.
Bourdieu, P. (1998). Escritos de Educação. Petrópolis: Editora Vozes.
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Miguel, A. (2018b). Desconstruindo o mérito da educação escolar meritocrática: uma profissão de fé. In: Godoy, Elenilton Vieira; Silva, Marcio Antonio; Santos, Vinício De Macedo (Orgs.). Currículos de matemática em debate: questões para políticas educacionais e para a pesquisa em Educação Matemática. São Paulo: Editora Livraria da Física, p. 69-88.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
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