Saberes para Ensinar Matemática em uma Sugestão de Programa para Cursos de Professores Primários de 1957

  • Bárbara Cardoso Kayser UFRGS
  • Elisabete Zardo Búrigo UFRGS

Resumo

Este trabalho apresenta uma discussão sobre os saberes matemáticos a e para ensinar presentes no texto apresentado como tese pela professora Odila Barros Xavier, intitulada “Sugestões para Programas em Curso de Aperfeiçoamento de Professores Primários” e apresentada no II Congresso Nacional de Ensino de Matemática, em 1957. Tem-se como objetivo comentar a presença desses saberes no programa sugerido por Odila Xavier e destacar a importância dada ao aprofundamento do conhecimento matemático dos professores primários. Para isso, observou-se os conteúdos e conceitos presentes nas linhas mestras do programa de matemática sugerido pela professora, tanto os que abordavam conceitos a ensinar, quanto os conceitos necessários para o exercício do ensinar.

Biografia do Autor

Bárbara Cardoso Kayser, UFRGS

Licencianda em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil. E-mail: barbarackayser@gmail.com.

Elisabete Zardo Búrigo, UFRGS

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil. E-mail: elisabete.burigo@ufrgs.br.

Referências

Búrigo, E. (2013) Professores modernos para uma nova escola: a formação de professores de matemática nos anos 1960 e 1970. Rematec (Revista de Matemática, Ensino e Cultura), 8(13), 24-43.

Congresso Nacional de Ensino da Matemática, 2, 1957, Porto Alegre. (1959) Anais... Porto Alegre: Universidade do Rio Grande do Sul.

Dalcin, A., Bonfada, E., Reinheimer, J. (2018). Odila Barros Xavier e o ensino de matemática: percursos de uma professora formadora. Educação Matemática em Revista, 2(19), 9-20.

Decreto nº 8020, de 29 de novembro de 1939. (1939) Aprova o programa mínimo a ser adotado nas escolas primárias do Estado. Retirado em 5 de agosto, 2020, de: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/122105.

Soares, F. (2001). Movimento da Matemática Moderna no Brasil: Avanço ou Retrocesso?. Dissertação de Mestrado em Matemática Aplicada. Rio de Janeiro: Pontifícia Universidade Católica.

Valente, W. R. (2008). Osvaldo Sangiorgi e o Movimento da Matemática Moderna no Brasil. Revista Diálogo Educacional, 8(25), 583-613.

Valente, W. R. (2017). Os saberes para ensinar matemática e a profissionalização do educador matemático. Revista Diálogo Educacional, 17(51), 207-222.

Xavier, O. B. (1963). Um Problema em Marcha. Porto Alegre: Tombo 1852 do acervo LM/IE.

Publicado
2020-10-27
Como Citar
Kayser, B. C., & Búrigo, E. Z. (2020). Saberes para Ensinar Matemática em uma Sugestão de Programa para Cursos de Professores Primários de 1957. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática - ISSN 2596-3228, (5), 1-6. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/10987
Seção
Sessões Coordenadas