Sessão 9: LUCIENNE FÉLIX NO BRASIL: REPERCUSSÕES DE UM MOVIMENTO EM CURSO NA FRANÇA DOS ANOS 1960

  • Elisabete Zardo Búrigo UFRGS

Resumo

O trabalho enfoca o intercâmbio entre Lucienne Félix, professora francesa do ensino secundário, e o Grupo de Estudos em Ensino da Matemática de São Paulo (GEEM), em torno do Movimento da Matemática Moderna. Inicialmente, comenta a trajetória profissional de Lucienne Félix, seu engajamento no movimento modernizador e as condições em que se estabeleceu o contato com os professores do GEEM. A seguir, analisa as apropriações da obra e do discurso de Lucienne
Félix pelos professores do GEEM, a partir de indícios encontrados em livros didáticos e depoimentos orais. Argumenta-se que a dinâmica internacional do Movimento da Matemática Moderna não decorreu apenas das ações das agências internacionais ou norte-americanas, mas deve também ser atribuída às relações horizontais estabelecidas entre grupos de professores de diferentes países, engajados na melhoria do ensino.

Publicado
2022-01-03
Como Citar
Búrigo, E. Z. (2022). Sessão 9: LUCIENNE FÉLIX NO BRASIL: REPERCUSSÕES DE UM MOVIMENTO EM CURSO NA FRANÇA DOS ANOS 1960 . Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (1), 1-17. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/15052
Seção
Sessões Coordenadas