Trajetória do Curso Normal: um passeio pela legislação (1971-2018)

  • Nícolas Giovani da Rosa UFRGS
  • Elisabete Zardo Búrigo UFRGS

Resumo

Este texto apresenta os primeiros passos de uma pesquisa de dissertação de mestrado sobre a formação de professores no Curso Normal de nível médio no Rio Grande do Sul. Desde a publicação da Lei nº 5.692/71 é pautado o fim da formação de professores em nível médio no país, já extinta em alguns estados. Entretanto, de acordo com a Lei nº 9.394/96 (LDB), em vigor, professores formados em Curso Normal de nível médio podem lecionar na educação infantil e nas primeiras séries do ensino fundamental. Para este trabalho, legislações e documentos oficiais foram utilizados como fonte para retraçar a trajetória do Curso Normal. Os próximos passos da pesquisa serão identificar os saberes matemáticos presentes no Curso Normal de uma instituição estadual de Porto Alegre.

Biografia do Autor

Nícolas Giovani da Rosa, UFRGS

Mestrando em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil. E-mail: nicolasgiovani20@gmail.com.

Elisabete Zardo Búrigo, UFRGS

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Professora do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Brasil. E-mail: elisabete.burigo@ufrgs.br.

Referências

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Tanuri, L. M. (2000). História da formação de professores. Revista Brasileira de Educação, n° 14, 61-88.

Publicado
2020-10-26
Como Citar
Rosa, N. G. da, & Búrigo, E. Z. (2020). Trajetória do Curso Normal: um passeio pela legislação (1971-2018). Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática - ISSN 2596-3228, (5), 1-5. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/11154
Seção
Sessões Coordenadas