Mesa 2: ESTUDOS HISTÓRICOS COMPARATIVOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: DESAFIOS METODOLÓGICOS
Resumo
Com o objetivo de discutir desafios metodológicos inerentes a um estudo histórico-comparativo de educação matemática, a presente comunicação foi organizada
em três segmentos. O primeiro analisa tendências nos modos de fazer história comparada em educação. Nesse primeiro segmento, são sublinhados recentes estudos
comparados no âmbito da história brasileira e portuguesa, levados a efeito em projetos de cooperação internacional coordenados por Antonio Nóvoa. Em seguida, analisa aspectos da história cruzada e sua potencialidade para os novos estudos históricos comparativos. Por último, discute atuais desafios metodológicos de uma história comparada da educação matemática que buscou compreender impactos do Movimento da Matemática Moderna ( MMM) na cultura escolar de escolas técnicas industriais do Brasil e de Portugal.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado