Mesa 2: ESTUDOS HISTÓRICOS COMPARATIVOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: DESAFIOS METODOLÓGICOS

  • Neuza Bertoni Pinto

Resumo

Com o objetivo de discutir desafios metodológicos inerentes a um estudo histórico-comparativo de educação matemática, a presente comunicação foi organizada
em três segmentos. O primeiro analisa tendências nos modos de fazer história comparada em educação. Nesse primeiro segmento, são sublinhados recentes estudos
comparados no âmbito da história brasileira e portuguesa, levados a efeito em projetos de cooperação internacional coordenados por Antonio Nóvoa. Em seguida, analisa aspectos da história cruzada e sua potencialidade para os novos estudos históricos comparativos. Por último, discute atuais desafios metodológicos de uma história comparada da educação matemática que buscou compreender impactos do Movimento da Matemática Moderna ( MMM) na cultura escolar de escolas técnicas industriais do Brasil e de Portugal.

Publicado
2022-01-03
Como Citar
Pinto, N. B. (2022). Mesa 2: ESTUDOS HISTÓRICOS COMPARATIVOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: DESAFIOS METODOLÓGICOS . Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (1), 1-14. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/15014
Seção
Mesas redondas - submetidas