Sessão 11: AS ORIENTAÇÕES PARA A MATEMATICA DO PRIMÁRIO 1967-1983

  • Rosimeire Aparecida Soares Borges Universidade de Vale do Sapucaí

Resumo

A presente comunicação tem por objetivo apresentar resultados de um estudo das apropriações dos saberes pedagógicos propostos pelo Movimento da Matemática Moderna- MMM, que foram feitas pelos autores, professores e educadores que se pronunciavam nos artigos publicados na Revista AMAE Educando no período 1967-1983. O referido estudo fundamentou-se no conceito de apropriação de Chartier (1991) e em Nóvoa (1993) e Carvalho (2006) que evidenciam a imprensa pedagógica para os estudos históricos da educação. Caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica documental, na qual foram consultados 92 exemplares da referida revista e num segundo momento, selecionou-se os 52 exemplares que trazem artigos referentes ao ensino da Matemática do primário, no período em questão. Esses artigos foram categorizados por temas, apresentados em texto descritivo e posteriormente analisados. Os discursos veiculados na Revista AMAE Educando levaram aos professores primários a necessidade da observação do desenvolvimento do pensamento lógico da criança, do uso da simbologia para a compreensão da linguagem matemática e das metodologias de ensino que privilegiassem os materiais concretos em processos intuitivos e práticos. Como cerne desses artigos, uma diversidade de temas, como: Didática da Matemática, Operações Básicas Fundamentais; Conceitos Geométricos, o Uso de Materiais Didáticos no Ensino da Matemática, a Teoria dos Conjuntos, Sistema Monetário, Avaliação, Sistema de Medidas e História da Matemática. Em suma, o estudo realizado mostra uma preocupação dos professores autores por levar metodologias de ensino que auxiliassem os professores primários em suas aulas de Matemática e os alunos na compreensão dos conceitos matemáticos estudados. Essas sugestões apresentadas são características das tendências do ensino da Matemática Moderna, como colocadas pelos reformistas do MMM.

Publicado
2022-01-04
Como Citar
Borges, R. A. S. (2022). Sessão 11: AS ORIENTAÇÕES PARA A MATEMATICA DO PRIMÁRIO 1967-1983. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (1), 1-22. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/15058
Seção
Sessões Coordenadas