Sessão 11: AS ORIENTAÇÕES PARA A MATEMATICA DO PRIMÁRIO 1967-1983
Resumo
A presente comunicação tem por objetivo apresentar resultados de um estudo das apropriações dos saberes pedagógicos propostos pelo Movimento da Matemática Moderna- MMM, que foram feitas pelos autores, professores e educadores que se pronunciavam nos artigos publicados na Revista AMAE Educando no período 1967-1983. O referido estudo fundamentou-se no conceito de apropriação de Chartier (1991) e em Nóvoa (1993) e Carvalho (2006) que evidenciam a imprensa pedagógica para os estudos históricos da educação. Caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica documental, na qual foram consultados 92 exemplares da referida revista e num segundo momento, selecionou-se os 52 exemplares que trazem artigos referentes ao ensino da Matemática do primário, no período em questão. Esses artigos foram categorizados por temas, apresentados em texto descritivo e posteriormente analisados. Os discursos veiculados na Revista AMAE Educando levaram aos professores primários a necessidade da observação do desenvolvimento do pensamento lógico da criança, do uso da simbologia para a compreensão da linguagem matemática e das metodologias de ensino que privilegiassem os materiais concretos em processos intuitivos e práticos. Como cerne desses artigos, uma diversidade de temas, como: Didática da Matemática, Operações Básicas Fundamentais; Conceitos Geométricos, o Uso de Materiais Didáticos no Ensino da Matemática, a Teoria dos Conjuntos, Sistema Monetário, Avaliação, Sistema de Medidas e História da Matemática. Em suma, o estudo realizado mostra uma preocupação dos professores autores por levar metodologias de ensino que auxiliassem os professores primários em suas aulas de Matemática e os alunos na compreensão dos conceitos matemáticos estudados. Essas sugestões apresentadas são características das tendências do ensino da Matemática Moderna, como colocadas pelos reformistas do MMM.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
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