As revistas pedagógicas como lentes para o estudo das finalidades do ensino da aritmética no curso primário (1929-1978)

  • Rosimeire Aparecida Soares Borges Professora Dra. Educação/Mestrado em Educação, Universidade do Vale do Sapucaí (Univás).

Resumo

O presente estudo objetivou investigar as finalidades do ensino da Aritmética no curso primário no período (1929-1978) tendo como lentes a Revista do Ensino e a Revista AMAE Educando, publicadas em Minas Gerais. A delimitação temporal refere a momentos significativos de ocorrência do Movimento da Escola Nova e do Movimento da Matemática Moderna. Como fundamento teórico para as análises, se utilizou de Chervel (1990), Bastos (2007) e Nóvoa (1993). O que se pode compreender com este estudo é que em tempos de Escola Nova a finalidade essencial do ensino da aritmética era a de preparar a criança para a vida além do espaço escolar, privilegiando uma modernização do ensino em que a criança passava a ser o centro no processo educativo. Já no período do Movimento da Matemática Moderna o ensino da aritmética tinha como finalidade a preparação da criança para um ensino mais formal, de modo a colaborar para uma modernização do ensino acordada ao desenvolvimento cientifico e tecnológico que se processava no Brasil.
Como Citar
Borges, R. A. S. (1). As revistas pedagógicas como lentes para o estudo das finalidades do ensino da aritmética no curso primário (1929-1978). Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (3). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/6195
Seção
Sessões Coordenadas