As revistas pedagógicas como lentes para o estudo das finalidades do ensino da aritmética no curso primário (1929-1978)
Resumo
O presente estudo objetivou investigar as finalidades do ensino da Aritmética no curso primário no período (1929-1978) tendo como lentes a Revista do Ensino e a Revista AMAE Educando, publicadas em Minas Gerais. A delimitação temporal refere a momentos significativos de ocorrência do Movimento da Escola Nova e do Movimento da Matemática Moderna. Como fundamento teórico para as análises, se utilizou de Chervel (1990), Bastos (2007) e Nóvoa (1993). O que se pode compreender com este estudo é que em tempos de Escola Nova a finalidade essencial do ensino da aritmética era a de preparar a criança para a vida além do espaço escolar, privilegiando uma modernização do ensino em que a criança passava a ser o centro no processo educativo. Já no período do Movimento da Matemática Moderna o ensino da aritmética tinha como finalidade a preparação da criança para um ensino mais formal, de modo a colaborar para uma modernização do ensino acordada ao desenvolvimento cientifico e tecnológico que se processava no Brasil.1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
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