Táticas de professores catarinenses em períodos de Escola Nova
o caso dos Comunicados Escolares de aritmética
Resumo
Neste artigo tem-se por objetivo caracterizar aspectos referentes a metodologia de ensino de aritmética catarinense, em período de escolanovismo. Para isso, foram mobilizados materiais empíricos provindos da legislação catarinense, mas principalmente comunicados escolares, que foram instituídos pela Circular n. 1 de 02 de janeiro de 1941, de autoria de Elpídio Barbosa. Estes comunicados são textos escritos pelos professores de Escolas Isoladas e Grupos Escolares de Santa Catarina, em que deveriam escolher um tema do seu cotidiano, fundamentar e emitir suas opiniões. Para estas análises optou-se pelo uso do ferramental teórico de Certeau (1998), mais especificamente aos conceitos de estratégias e táticas, em que o primeiro era fruto de uma imposição governamental, que consequentemente, resultava em uma tática por parte do professorado. E neste sentido, conclui-se que, por mais que o governo, estrategicamente impusesse que os professores escrevessem os comunicados e nestes demonstrassem conhecimentos e adesão ao Movimento escolanovista, os professores, taticamente, redigiam superficialmente sobre aspectos da Escola Nova e o que, por muitas vezes, prevalecia, eram relatos e reflexões que se aproximavam do método intuitivo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado