Táticas de professores catarinenses em períodos de Escola Nova

o caso dos Comunicados Escolares de aritmética

  • Cintia Schneider Universidade Federal de Santa Catarina
  • David Antonio da Costa

Resumo

Neste artigo tem-se por objetivo caracterizar aspectos referentes a metodologia de ensino de aritmética catarinense, em período de escolanovismo. Para isso, foram mobilizados materiais empíricos provindos da legislação catarinense, mas principalmente comunicados escolares, que foram instituídos pela  Circular n. 1 de 02 de janeiro de 1941, de autoria de Elpídio Barbosa. Estes comunicados são textos escritos pelos professores de Escolas Isoladas e Grupos Escolares de Santa Catarina, em que deveriam escolher um tema do seu cotidiano, fundamentar e emitir suas opiniões. Para estas análises optou-se pelo uso do ferramental teórico de Certeau (1998), mais especificamente aos conceitos de estratégias e táticas, em que o primeiro era fruto de uma imposição governamental, que consequentemente, resultava em uma tática por parte do professorado. E neste sentido, conclui-se que, por mais que o governo, estrategicamente impusesse que os professores escrevessem os comunicados e nestes demonstrassem conhecimentos e adesão ao Movimento escolanovista, os professores, taticamente, redigiam superficialmente sobre aspectos da Escola Nova e o que, por muitas vezes, prevalecia, eram relatos e reflexões que se aproximavam do método intuitivo.

Publicado
2025-03-11
Como Citar
Schneider, C., & da Costa, D. A. (2025). Táticas de professores catarinenses em períodos de Escola Nova. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (7). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/22026
Seção
Sessões Coordenadas (presencial)