Os jogos para o ensino de matemática: a proposta de Irene Albuquerque em seu livro Jogos e Recreações Matemáticas (1958)

  • Cintia Schneider Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica –UFSC.
  • David Antonio da Costa Professor Adjunto III do Departamento de Metodologia de Ensino (MEN) do Centro de Ciências da Educação (CED) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica –PPGECT

Resumo

Este trabalho faz parte de um estudo maior, que é uma pesquisa de mestrado realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação de Educação Científica e Tecnológica da UFSC. Para este trabalho objetivou-se uma compreensão sobre como se prescrevem os jogos no livro Jogos e Recreações Matemáticas (1958) de autoria de Irene Albuquerque. O referencial teórico, ao que se refere a pesquisas com livros didáticos, será balizado em Choppin (2004) e Valente (2008). O livro aborda diversos aspectos, desde a história do ensino de matemática até aspectos psicológicos sobre o jogo, revelando sua afinidade com pressupostos do Movimento da Escola Nova. Ainda são abordados mais de 60 jogos para primeira e segunda séries do Ensino Primário, com identificação de conteúdo, material, ambiente, técnicas, dentre outros aspectos.
Como Citar
Schneider, C., & Costa, D. A. da. (1). Os jogos para o ensino de matemática: a proposta de Irene Albuquerque em seu livro Jogos e Recreações Matemáticas (1958). Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (3). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/6245
Seção
Sessões Coordenadas