“Didática Viva da Matemática no Curso Primário, (1969)”: uma matemática do ensino de fração

  • Diogo Ferreira Jandrey Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Laura Silva Dias Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Edilene Simões Coesta dos Santos Universidade Federal de M

Resumo

A proposta deste trabalho é responder o seguinte questionamento: Qual é a matemática do ensino de fração no manual didático “Didática Viva da Matemática no Curso Primário” de Maria Helena Roxo e Maria do Carmo Neves, 1969? Este Manual foi escrito por Maria Helena Roxo e Maria do Carmo Neves, ambas, professoras do ensino primário na cidade de Santos/São Paulo. O Manual apresenta sugestões, aos professores primários, para o ensino da matemática moderna. Adotamos como aporte teórico-metodológico os conceitos advindos de estudos sócio-históricos para os saberes profissionais, saber a ensinar e saber para ensinar; a matemática a ensinar e a matemática para ensinar; a matemática do ensino; e as categorias para análise deste manual foram: sequência, graduação, significado e exercícios e problemas. A partir da análise do manual, podemos inferimos que o manual orienta a utilização de materiais didáticos, para o ensino; as operações são ensinadas a partir de frações equivalentes; o ensino dos números racionais se dá inicialmente pelo ensino da forma fracionária; os exercícios são de repetição; a fração é ensinada com o aspecto de uma divisão indicada, evidenciando assim a matemática do ensino presente no manual.

Publicado
2025-03-08
Como Citar
Ferreira Jandrey, D., Silva Dias, L., & Simões Coesta dos Santos, E. (2025). “Didática Viva da Matemática no Curso Primário, (1969)”: uma matemática do ensino de fração. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (7). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/22199
Seção
Sessões Coordenadas (presencial)