A Essência dos Métodos Modernos no Movimento da Matemática Moderna a partir das ideias de Charles D'Augustine

Resumo

Utilizando a História Cultural como abordagem teórico-metodológica, o estudo analisa o capítulo “essência para os métodos modernos” do livro "Métodos Modernos para o Ensino de Matemática". O objetivo é compreender práticas e representações disseminadas sobre a Matemática Moderna. O artigo destaca a importância da ênfase dada por D’Augustine em relação aos métodos modernos, como a participação ativa dos alunos, flexibilidade curricular e a integração de novas abordagens pedagógicas.

Biografia do Autor

Laura Dias, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutoranda em Educação Matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) dedicando-se a pesquisa relacionada a História da Educação Matemática, possui Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, campus Aquidauana/MS (2017) e Mestrado em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2020). Membro do Grupo de Pesquisa Compasso MS - Grupo de Pesquisa em História e Educação Matemática.

Publicado
2025-03-11
Como Citar
Dias, L., Simões Costa dos Santos, E., Ferreira Jandrey, D., & da Fonseca Veiga Cavalheiro Leite, K. (2025). A Essência dos Métodos Modernos no Movimento da Matemática Moderna a partir das ideias de Charles D’Augustine. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (7). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/22035
Seção
Sessões Coordenadas (presencial)

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)

1 2 3 > >>