Produções Simbólicas no Campo Científico da Educação Matemática em Mato Grosso do Sul: Uma Análise de 1990 a 2020

Autores

Resumo

Este artigo apresenta um estudo que explora aspectos do campo científico da Educação Matemática no estado de Mato Grosso do Sul (MS) a partir da sua produção acadêmica durante o período de 1990 a 2020. Analisamos 2.232 teses e dissertações de programas de pós-graduação pertencentes às áreas de Educação, Ensino e Psicologia, selecionando 238 trabalhos que tinham como foco o ensino e a aprendizagem de matemática. Para nos oferecer respaldo teórico, adotamos os conceitos sociológicos de Pierre Bourdieu sobre habitus, capital e produção simbólica. Dentre os primeiros resultados obtidos, indicou-se um aumento significativo no número de produções no decorrer das três décadas estudadas. Como aspecto principal da elaboração desses trabalhos, nos interessou estudar a relação dos agentes envolvidos nessas produções. Nesse caso, relações estabelecidas pela composição das bancas de defesa: autores, orientadores e membros examinadores. Uma análise preliminar nos permitiu elaborar uma rede que expressa essas relações e, por consequência, uma certa distribuição. A partir do resultado gráfico, inferimos que se trata de uma rede de pesquisadores de distribuição uniforme. Em suma, esses resultados nos permitem apresentar hipóteses sobre características dessas relações a partir do contexto estudado.

Biografia do Autor

  • Kamila da Fonseca Veiga Cavalheiro Leite, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Brasil.

  • Edilene Simões Costa dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade de Brasília. Professora no Instituto de Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (INMA/UFMS), Brasil. Vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da mesma universidade.

  • Laura Silva Dias, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Brasil.

Downloads

Publicado

2025-03-11

Edição

Seção

Sessões Coordenadas (presencial)

Como Citar

DA FONSECA VEIGA CAVALHEIRO LEITE, Kamila; SIMÕES COSTA DOS SANTOS, Edilene; SILVA DIAS, Laura. Produções Simbólicas no Campo Científico da Educação Matemática em Mato Grosso do Sul: Uma Análise de 1990 a 2020. Anais do ENAPHEM - Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática, [S. l.], n. 7, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/22034. Acesso em: 31 jan. 2026.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)