Produções Simbólicas no Campo Científico da Educação Matemática em Mato Grosso do Sul: Uma Análise de 1990 a 2020
Resumo
Este artigo apresenta um estudo que explora aspectos do campo científico da Educação Matemática no estado de Mato Grosso do Sul (MS) a partir da sua produção acadêmica durante o período de 1990 a 2020. Analisamos 2.232 teses e dissertações de programas de pós-graduação pertencentes às áreas de Educação, Ensino e Psicologia, selecionando 238 trabalhos que tinham como foco o ensino e a aprendizagem de matemática. Para nos oferecer respaldo teórico, adotamos os conceitos sociológicos de Pierre Bourdieu sobre habitus, capital e produção simbólica. Dentre os primeiros resultados obtidos, indicou-se um aumento significativo no número de produções no decorrer das três décadas estudadas. Como aspecto principal da elaboração desses trabalhos, nos interessou estudar a relação dos agentes envolvidos nessas produções. Nesse caso, relações estabelecidas pela composição das bancas de defesa: autores, orientadores e membros examinadores. Uma análise preliminar nos permitiu elaborar uma rede que expressa essas relações e, por consequência, uma certa distribuição. A partir do resultado gráfico, inferimos que se trata de uma rede de pesquisadores de distribuição uniforme. Em suma, esses resultados nos permitem apresentar hipóteses sobre características dessas relações a partir do contexto estudado.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado