Os saberes geométricos na matéria de Trabalhos Manuais no ensino primário paranaense

  • Alexsandra Camara

Resumo

O presente texto analisa como ocorre a constituição da matéria de trabalhos manuais no ensino primário paranaense, no período compreendido entre as décadas de 1910 e 1930, procurando compreender de que forma os saberes geométricos fizeram parte da composição dessa matéria. A história é discutida pelo viés cultural, conforme apresenta Chartier (1990), por meio da análise de fontes documentais, como programas de ensino, livros, revistas e fotografias. Ao longo do estudo, pode-se verificar que novos conteúdos foram sendo acrescentados ao programa do início do período
republicano, o que indica mudanças em suas finalidades e faz com que a referida matéria esteja de acordo com as necessidades da escola primária da época

Como Citar
Camara, A. (1). Os saberes geométricos na matéria de Trabalhos Manuais no ensino primário paranaense. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática - ISSN 2596-3228, (4). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/7972
Seção
Mesas redondas - submetidas