Os saberes geométricos na matéria de Trabalhos Manuais no ensino primário paranaense
Resumo
O presente texto analisa como ocorre a constituição da matéria de trabalhos manuais no ensino primário paranaense, no período compreendido entre as décadas de 1910 e 1930, procurando compreender de que forma os saberes geométricos fizeram parte da composição dessa matéria. A história é discutida pelo viés cultural, conforme apresenta Chartier (1990), por meio da análise de fontes documentais, como programas de ensino, livros, revistas e fotografias. Ao longo do estudo, pode-se verificar que novos conteúdos foram sendo acrescentados ao programa do início do períodorepublicano, o que indica mudanças em suas finalidades e faz com que a referida matéria esteja de acordo com as necessidades da escola primária da época
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado