EVIDÊNCIAS DE CAPITAL TECNOLÓGICO NA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA

Palavras-chave: Pandemia, Ensino Remoto, Capital Tecnológico, Capital Digital, Novas Tecnologias

Resumo

O presente artigo, tem o objetivo de discutir, analisar e comparar as dificuldades do ensino remoto e as ferramentas utilizadas pelos professores para ensinar nas plataformas digitais durante o distanciamento social. Contexto esse que exigiu dos professores adaptação à nova realidade. A presente discussão leva em conta as habilidades específicas do profissional de educação, tais como, criatividade, produtividade além do habitual bem como domínio do uso da tecnologia digital da comunicação e da informação. A metodologia utilizada foi a análise documental, com a abordagem qualitativa e a pesquisa foi realizada, a partir da seleção aleatória de uma reportagem intitulada “Professora diversifica aulas remotas de biologia para discutir clima” onde relata o que foi feito por uma professora de Biologia cujo trabalho é objeto de análise. Os dados comparativos foram analisados mediante pesquisa bibliográfica fundamentada nos conceitos de capital cultural, capital digital e capital tecnológico.  As considerações finais nos apresentam as diversas mudanças provocadas no cotidiano dos professores e alunos com o uso das tecnologias digitais nas práticas pedagógicas, o exemplo de uma profissional da educação que inovou a sua prática docente e como as transformações ocorridas, decorrentes da corrida tecnológica, atingem diversas esferas da sociedade seja ela econômica, social e educacional.

Biografia do Autor

Kassiana Maria Galli Cardoso Brizola, Universidade Anhanguera - UNIDERP

Mestranda no programa de mestrado Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Anhanguera - UNIDERP.

Antônio Sales, Universidade Anhanguera – UNIDERP

Doutor em Educação pela Universidade Anhanguera - UNIDERP.

Leda Márcia Araújo Bento, Universidade Anhanguera - UNIDERP

Doutora em Farmacologia pela Universidade Anhanguera - UNIDERP.

Referências

ALVES, L. Educação remota: entre a ilusão e a realidade. Revista Interfaces Científicas. V. 8, N. 3, p. 348-365, 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/51ZDL. Acesso em: 17 abr. 2021.

BARBOSA, A. T.; FERREIRA, G. L.; KATO, D. S. O ensino remoto emergencial de Ciências e Biologia em tempos de pandemia: com a palavra as professoras da Regional 4 da Sbenbio (MG/GO/TO/DF). Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 379-399, 2020.Disponível em: https://link.ufms.br/tvTeL. Acesso em: 19 abr. 2021.

BOURDIEU, P. (1986). The forms of capital. In J. Richardson (Ed.), Handbook of theory and research for the Sociology of Education (pp. 241-258). Nova Iorque: Greenwood.

BOURDIEU, Pierre. Coisas ditas. Tradução de Cássia R. da Silveira e Denise Moreno Pegorim. São Paulo: Brasiliense, 2004.

BORBA, R. C. N. et. al. Percepções docentes e práticas de ensino de ciências e biologia na pandemia: uma investigação da Regional 2 da SBEnBio. REnBio - Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio (ISSN: 1982-1867), v. 13, n. 1, p. 153-171, 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/vdDkI. Acesso em: 23 mai. 2021.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: https://link.ufms.br/L16bs. Acesso em: 22 de Abril de 2021.

CASILLAS ALVARADO, M. A..; RAMIREZ MARTINELL, A. .; ORTIZ MÉNDEZ, V. . El capital tecnológico una nueva especie del capital cultural. Una propuesta para su medición. (2014). Disponível em: https://link.ufms.br/CGtVG. Acesso em: 11 jul. 2021.

CORTONI, I; PEROVIC, J. Análise sociológica do capital digital dos professores Montenegrinos. Comunicação e Sociedade. v. 37, p. 169-184, 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/rf09r. Acesso em: 11 jul. 2021.

CUNHA JÚNIOR, A. S.; SOARES, L. J. G. FORMAR PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS NA AMÉRICA LATINA: UM CAMPO EM DEFINIÇÃO. Práxis Educacional, [S. l.], v. 16, n. 42, p. 96-114, 2020. DOI: 10.22481/praxisedu.v16i42.7338. Disponível em: https://link.ufms.br/8iAsD. Acesso em: 28 Junho. 2021.

DIAS, E.; PINTO, F. C. F. A educação e a Covid-19. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. V. 28, n. 108, Rio de Janeiro, Jul./Sept. 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/A6A7x. Acesso em: 17 abr. 2021.

FERREIRA, L. H.; BARBOSA, A. Lições de quarentena: limites e possibilidades da atuação docente em época de isolamento social. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, e2015483, p. 1 - 24, 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/3wXkG. Acesso em: 07 mai. 2021.

FREITAS, W. A. S.; SILVA, A. C. Avanços e desafios na adoção do modelo de ensino remoto durante a pandemia Covid-19. Revista UNILUS Ensino e Pesquisa. v. 17, n. 48, jul./set., 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/eMyby. Acesso em: 17 abr. 2021.

LIB NEO, José Carlos. Organização e gestão da escola - teoria e prática. Goiânia: Alternativa, 2004.

MÉDICI, M. S.; TATTO, E. R.; LEÃO, M. F. Percepções de estudantes do Ensino Médio das redes pública e privada sobre atividades remotas ofertadas em tempos de pandemia do coronavírus. Revista Thema, v. 18, n. ESPECIAL, p. 136-155, 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/BtPyJ. Acesso em: 17 abr. 2021.

MENDONÇA, C. A. S. Investigando conhecimentos dos licenciandos em Biologia sobre Aprendizagem Significativa e mapas conceituais. Aprendizagem Significativa em Revista, Porto Alegre, v. 2, n. 3, p. 14-24, 2012. Disponível em: https://link.ufms.br/E0dpg. Acesso em: 20 jun. 2021.

MORAES, C. R.; VARELA, S. Motivação do aluno durante o processo de ensino aprendizagem. Revista Eletrônica de Educação, v.1, n.1, ago./dez. 2007. Disponível em: Acesso em: 05 de junho de 2021.

MORAES, E.M.; COSTA, W. C. L.; PASSOS, V.M.A. Ensino remoto: percepções de professores que ensinam matemática. Revista Prática Docente, v. 6, n. 2, ed 029, 2021. Disponível em: https://link.ufms.br/brvuO. Acesso em: 11 jul. 2021.

OLIVEIRA, M. M. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis, Vozes, 2007.

OLIVEIRA, S. S.; SILVA, O. S. F.; SILVA, M.J. , O. Educar na incerteza e na urgência: implicações do ensino remoto ao fazer docente e a reinvenção da sala de aula. EDUCAÇÃO, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 25–40, 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/RJDRc. Acesso em: 19 abr. 2021.

OLIVEIRA, W. K.; DUARTE, E.; FRANÇA, G. V. A.; GARCIA, L. P. Como o Brasil pode deter a COVID-19. Epidemiol. Serv. Saúde. V. 29, n. 2. Brasília, 2020. Epub Apr. 27, 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/JK0mj. Acesso em: 17 abr. 2021.

BOURDIEU, P. (1986). The forms of capital. In J. Richardson (Ed.), Handbook of theory and research for the Sociology of Education (pp. 241-258). Nova Iorque: Greenwood.

RIEDNER, Daiani Damm Tonetto; PISCHETOLA, Magda. Cultura digital, capital cultural e capital tecnológico: uma análise das práticas pedagógicas no ensino superior. Eccos - Revista Científica, São Paulo, n. 57, p. 1-20, e15907, abr./jun. 2021. Disponível em: https://link.ufms.br/hCsnk.

RIPOLL, D.; AMARAL, M. B.; SANTOS, L. M. A pesquisa qualitativa e o ensino de ciência nos trabalhos do ENPEC: outras questões a serem discutidas. Disponível em: https://link.ufms.br/7jMhp. Acesso em: 25 abr. 2021.

RUANO, J. M. Professora diversifica aulas remotas de biologia para discutir clima. Disponível em: https://link.ufms.br/XGT5e. Acesso em: 10 abr. 2021.

SOUZA, E. P. Educação em tempos de pandemia: desafios e possibilidades. Caderno de Ciências Sociais Aplicadas. Ano XVII, n. 30, jul./dez. 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/pTjNX. Acesso em: 27 abr. 2020.

TESSARI, R. M.; FERNANDES, C. T.; CAMPOS, M. G. Prática Pedagógica e Mídias Digitais: um diálogo necessário na educação contemporânea. Revista Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 22, n. 1, 02-10, 2021. Disponível em: https://link.ufms.br/ARJXn. Acesso em: 17 abr. 2021.

UNESCO. A Comissão Futuros da Educação da Unesco apela ao planejamento antecipado contra o aumento das desigualdades após a COVID-19. Paris: Unesco, 16 abr. 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/lft4R. Acesso em: 17 abr. 2021.

Publicado
2021-12-28
Como Citar
Galli Cardoso Brizola, K. M., Sales, A., & Araújo Bento, L. M. (2021). EVIDÊNCIAS DE CAPITAL TECNOLÓGICO NA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA. Revista Edutec - Educação, Tecnologias Digitais E Formação Docente, 1(1), 23. https://doi.org/10.55028/edutec.v1i1.13661
Seção
Dossiê: Educação e tecnologias digitais em cenários de transição