EVIDÊNCIAS DE CAPITAL TECNOLÓGICO NA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA

Palavras-chave: Pandemia, Ensino Remoto, Capital Tecnológico, Capital Digital, Novas Tecnologias

Resumo

O presente artigo, tem o objetivo de discutir, analisar e comparar as dificuldades do ensino remoto e as ferramentas utilizadas pelos professores para ensinar nas plataformas digitais durante o distanciamento social. Contexto esse que exigiu dos professores adaptação à nova realidade. A presente discussão leva em conta as habilidades específicas do profissional de educação, tais como, criatividade, produtividade além do habitual bem como domínio do uso da tecnologia digital da comunicação e da informação. A metodologia utilizada foi a análise documental, com a abordagem qualitativa e a pesquisa foi realizada, a partir da seleção aleatória de uma reportagem intitulada “Professora diversifica aulas remotas de biologia para discutir clima” onde relata o que foi feito por uma professora de Biologia cujo trabalho é objeto de análise. Os dados comparativos foram analisados mediante pesquisa bibliográfica fundamentada nos conceitos de capital cultural, capital digital e capital tecnológico.  As considerações finais nos apresentam as diversas mudanças provocadas no cotidiano dos professores e alunos com o uso das tecnologias digitais nas práticas pedagógicas, o exemplo de uma profissional da educação que inovou a sua prática docente e como as transformações ocorridas, decorrentes da corrida tecnológica, atingem diversas esferas da sociedade seja ela econômica, social e educacional.

Biografia do Autor

Kassiana Maria Galli Cardoso Brizola, Universidade Anhanguera - UNIDERP

Mestranda no programa de mestrado Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Anhanguera - UNIDERP.

Antônio Sales, Universidade Anhanguera – UNIDERP

Doutor em Educação pela Universidade Anhanguera - UNIDERP.

Leda Márcia Bento de Araújo, Universidade Anhanguera - UNIDERP

Doutora em Farmacologia pela Universidade Anhanguera - UNIDERP.

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Publicado
2021-12-28
Como Citar
Galli Cardoso Brizola, K. M., Sales, A., & Bento de Araújo, L. M. (2021). EVIDÊNCIAS DE CAPITAL TECNOLÓGICO NA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA. Revista Edutec - Educação, Tecnologias Digitais E Formação Docente, 1(1), 23. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/EduTec/article/view/13661
Seção
Dossiê: Educação e tecnologias digitais em cenários de transição