EVIDÊNCIAS DE CAPITAL TECNOLÓGICO NA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA
Resumo
O presente artigo, tem o objetivo de discutir, analisar e comparar as dificuldades do ensino remoto e as ferramentas utilizadas pelos professores para ensinar nas plataformas digitais durante o distanciamento social. Contexto esse que exigiu dos professores adaptação à nova realidade. A presente discussão leva em conta as habilidades específicas do profissional de educação, tais como, criatividade, produtividade além do habitual bem como domínio do uso da tecnologia digital da comunicação e da informação. A metodologia utilizada foi a análise documental, com a abordagem qualitativa e a pesquisa foi realizada, a partir da seleção aleatória de uma reportagem intitulada “Professora diversifica aulas remotas de biologia para discutir clima” onde relata o que foi feito por uma professora de Biologia cujo trabalho é objeto de análise. Os dados comparativos foram analisados mediante pesquisa bibliográfica fundamentada nos conceitos de capital cultural, capital digital e capital tecnológico. As considerações finais nos apresentam as diversas mudanças provocadas no cotidiano dos professores e alunos com o uso das tecnologias digitais nas práticas pedagógicas, o exemplo de uma profissional da educação que inovou a sua prática docente e como as transformações ocorridas, decorrentes da corrida tecnológica, atingem diversas esferas da sociedade seja ela econômica, social e educacional.
Referências
ALVES, L. Educação remota: entre a ilusão e a realidade. Revista Interfaces Científicas. V. 8, N. 3, p. 348-365, 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/51ZDL. Acesso em: 17 abr. 2021.
BARBOSA, A. T.; FERREIRA, G. L.; KATO, D. S. O ensino remoto emergencial de Ciências e Biologia em tempos de pandemia: com a palavra as professoras da Regional 4 da Sbenbio (MG/GO/TO/DF). Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 379-399, 2020.Disponível em: https://link.ufms.br/tvTeL. Acesso em: 19 abr. 2021.
BOURDIEU, P. (1986). The forms of capital. In J. Richardson (Ed.), Handbook of theory and research for the Sociology of Education (pp. 241-258). Nova Iorque: Greenwood.
BOURDIEU, Pierre. Coisas ditas. Tradução de Cássia R. da Silveira e Denise Moreno Pegorim. São Paulo: Brasiliense, 2004.
BORBA, R. C. N. et. al. Percepções docentes e práticas de ensino de ciências e biologia na pandemia: uma investigação da Regional 2 da SBEnBio. REnBio - Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio (ISSN: 1982-1867), v. 13, n. 1, p. 153-171, 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/vdDkI. Acesso em: 23 mai. 2021.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: https://link.ufms.br/L16bs. Acesso em: 22 de Abril de 2021.
CASILLAS ALVARADO, M. A..; RAMIREZ MARTINELL, A. .; ORTIZ MÉNDEZ, V. . El capital tecnológico una nueva especie del capital cultural. Una propuesta para su medición. (2014). Disponível em: https://link.ufms.br/CGtVG. Acesso em: 11 jul. 2021.
CORTONI, I; PEROVIC, J. Análise sociológica do capital digital dos professores Montenegrinos. Comunicação e Sociedade. v. 37, p. 169-184, 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/rf09r. Acesso em: 11 jul. 2021.
CUNHA JÚNIOR, A. S.; SOARES, L. J. G. FORMAR PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS NA AMÉRICA LATINA: UM CAMPO EM DEFINIÇÃO. Práxis Educacional, [S. l.], v. 16, n. 42, p. 96-114, 2020. DOI: 10.22481/praxisedu.v16i42.7338. Disponível em: https://link.ufms.br/8iAsD. Acesso em: 28 Junho. 2021.
DIAS, E.; PINTO, F. C. F. A educação e a Covid-19. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. V. 28, n. 108, Rio de Janeiro, Jul./Sept. 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/A6A7x. Acesso em: 17 abr. 2021.
FERREIRA, L. H.; BARBOSA, A. Lições de quarentena: limites e possibilidades da atuação docente em época de isolamento social. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, e2015483, p. 1 - 24, 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/3wXkG. Acesso em: 07 mai. 2021.
FREITAS, W. A. S.; SILVA, A. C. Avanços e desafios na adoção do modelo de ensino remoto durante a pandemia Covid-19. Revista UNILUS Ensino e Pesquisa. v. 17, n. 48, jul./set., 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/eMyby. Acesso em: 17 abr. 2021.
LIB NEO, José Carlos. Organização e gestão da escola - teoria e prática. Goiânia: Alternativa, 2004.
MÉDICI, M. S.; TATTO, E. R.; LEÃO, M. F. Percepções de estudantes do Ensino Médio das redes pública e privada sobre atividades remotas ofertadas em tempos de pandemia do coronavírus. Revista Thema, v. 18, n. ESPECIAL, p. 136-155, 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/BtPyJ. Acesso em: 17 abr. 2021.
MENDONÇA, C. A. S. Investigando conhecimentos dos licenciandos em Biologia sobre Aprendizagem Significativa e mapas conceituais. Aprendizagem Significativa em Revista, Porto Alegre, v. 2, n. 3, p. 14-24, 2012. Disponível em: https://link.ufms.br/E0dpg. Acesso em: 20 jun. 2021.
MORAES, C. R.; VARELA, S. Motivação do aluno durante o processo de ensino aprendizagem. Revista Eletrônica de Educação, v.1, n.1, ago./dez. 2007. Disponível em: Acesso em: 05 de junho de 2021.
MORAES, E.M.; COSTA, W. C. L.; PASSOS, V.M.A. Ensino remoto: percepções de professores que ensinam matemática. Revista Prática Docente, v. 6, n. 2, ed 029, 2021. Disponível em: https://link.ufms.br/brvuO. Acesso em: 11 jul. 2021.
OLIVEIRA, M. M. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis, Vozes, 2007.
OLIVEIRA, S. S.; SILVA, O. S. F.; SILVA, M.J. , O. Educar na incerteza e na urgência: implicações do ensino remoto ao fazer docente e a reinvenção da sala de aula. EDUCAÇÃO, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 25–40, 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/RJDRc. Acesso em: 19 abr. 2021.
OLIVEIRA, W. K.; DUARTE, E.; FRANÇA, G. V. A.; GARCIA, L. P. Como o Brasil pode deter a COVID-19. Epidemiol. Serv. Saúde. V. 29, n. 2. Brasília, 2020. Epub Apr. 27, 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/JK0mj. Acesso em: 17 abr. 2021.
BOURDIEU, P. (1986). The forms of capital. In J. Richardson (Ed.), Handbook of theory and research for the Sociology of Education (pp. 241-258). Nova Iorque: Greenwood.
RIEDNER, Daiani Damm Tonetto; PISCHETOLA, Magda. Cultura digital, capital cultural e capital tecnológico: uma análise das práticas pedagógicas no ensino superior. Eccos - Revista Científica, São Paulo, n. 57, p. 1-20, e15907, abr./jun. 2021. Disponível em: https://link.ufms.br/hCsnk.
RIPOLL, D.; AMARAL, M. B.; SANTOS, L. M. A pesquisa qualitativa e o ensino de ciência nos trabalhos do ENPEC: outras questões a serem discutidas. Disponível em: https://link.ufms.br/7jMhp. Acesso em: 25 abr. 2021.
RUANO, J. M. Professora diversifica aulas remotas de biologia para discutir clima. Disponível em: https://link.ufms.br/XGT5e. Acesso em: 10 abr. 2021.
SOUZA, E. P. Educação em tempos de pandemia: desafios e possibilidades. Caderno de Ciências Sociais Aplicadas. Ano XVII, n. 30, jul./dez. 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/pTjNX. Acesso em: 27 abr. 2020.
TESSARI, R. M.; FERNANDES, C. T.; CAMPOS, M. G. Prática Pedagógica e Mídias Digitais: um diálogo necessário na educação contemporânea. Revista Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 22, n. 1, 02-10, 2021. Disponível em: https://link.ufms.br/ARJXn. Acesso em: 17 abr. 2021.
UNESCO. A Comissão Futuros da Educação da Unesco apela ao planejamento antecipado contra o aumento das desigualdades após a COVID-19. Paris: Unesco, 16 abr. 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/lft4R. Acesso em: 17 abr. 2021.
Copyright (c) 2021 Revista Edutec - Educação, Tecnologias Digitais e Formação Docente
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Edutec utiliza como base a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional, pois acredita na importância do movimento do acesso aberto nos periódicos científicos, como Open Archives Initiative.
Ao submeter um texto à revista os autores concordam com os seguintes termos:
- Os autores concordam em licenciar os trabalhos aceitos para publicação sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
- Com o licenciamento em CC-BY 4.0, os autores mantém os direitos intelectuais sobre o texto e concedem à Revista Edutec o direito de primeira publicação.
- Os autores concordam em autorizar o envio e indexação dos textos de sua autoria em bases de dados e portais de informação acadêmica e científica.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, em páginas pessoais e redes sociais acadêmicas, após o processo editorial, desde que sejam respeitadas as formas de licenciamento e apresentação do texto, além da indicação do local de origem de publicação, no caso, o link para a Revista Edutec.
- Os autores dos trabalhos publicados na Revista Edutec são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
- Todos os trabalhos submetidos à Revista Edutec que possuírem em seu corpo imagens, fotografias, figuras em que estejam registradas imagens de seres humanos, devem vir acompanhados de Termo de Autorização de Uso de Imagem, do membro participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com dados e assinatura dos mesmos.