DIÁLOGOS INTERCULTURAIS NO COVID-19

CULTURA DIGITAL, INOVAÇÃO E PEDAGOGIA ONLINE NO ENSINO SUPERIOR

Palavras-chave: Intercultural, Inovação, Pedagogia Online, Cultura Digital, COVID-19

Resumo

Este artigo explora como as conversas sobre cultura digital, inovação e pedagogia online podem informar práticas acentuadas durante a pandemia. O imediatismo adotado pelas universidades de todo o mundo devido à urgência dos lockdowns é problemático de várias maneiras. Em primeiro lugar, o pouco tempo para mudar para um ambiente online, a antecipação do ensino online e avaliações condizentes com o contexto são questões inegáveis. Em segundo lugar, o modo com que as universidades estavam, em diferentes níveis de infraestrutura digital, junto do desenvolvimento, treinamento e prontidão de funcionários e alunos neste ensino e aprendizado remoto também foi um desafio. No entanto, a pesquisa mostra o importante papel da cultura digital nas escolhas pedagógicas dentro da sala de aula, tanto quanto considera como os indivíduos lidam com a inovação tecnológica em suas práticas cotidianas online. De acordo com uma perspectiva Freireana, a pedagogia é reflexiva e transformadora e as pedagogias online podem reconceituar o conhecimento e a prática, minimizar os espaços físicos e intangíveis e redefinir o tempo, construindo novas ecologias de aprendizagem para uma pedagogia inclusiva. Este artigo aborda o exposto, apresentando dados de entrevistas com professores, funcionários administrativos e alunos de três universidades no Brasil, Canadá e Reino Unido. Este estudo qualitativo utiliza conceitos interculturais de inovação pedagógica e como os participantes adaptaram suas práticas na cultura digital. Exploramos ainda as implicações pedagógicas de suas atitudes em relação ao aprendizado on-line, a reconstrução de sua autoconsciência e visamos corroborar futuras compreensões sobre como o COVID-19 afetará o ensino superior. Este artigo é oportuno ao problematizar conceitos importantes para entender e lidar com a cultura digital, a inovação e as pedagogias online em contextos de aprendizagem pós-COVID.

Biografia do Autor

Maria Cristina Lima Paniago, Universidade Católica Dom Bosco

Possui graduação em Letras - Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (1986), mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) e doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Pesquisadora visitante da Universidade de Manitoba, Canadá (Estágio Pós-Doutoral) Department of Family Social Science - Faculty of Human Ecology. Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Mestrado e Doutorado na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Foi vice-coordenadora do PPGE-UCDB de 2011 a 2012 e atualmente é orientadora de mestrado e doutorado em Educação. Tem experiência na área da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia educacional, educação a distância, ensino-aprendizagem de línguas, formação de professores e práticas docentes. É líder do Grupo de Pesquisia e Estudos em Tecnologia Educacional e Educação a Distância (GETED). É representante da UCDB no Fórum Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul (FEEMS) no Grupo de Trabalho GT EAD. É sócia da ANPED Nacional desde 2005. Foi coordenadora do GT 16 Educação e Comunicação da ANPEd- CO de 2015 a 2018 e parecerista Ad Hoc do GT 16 ANPEd Nacional (2016-2019). É editora da revista Série-Estudos (PPGE- UCDB) desde 2014 e membro do Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação FEPAE. É membro do corpo editorial da revista American Journal of Educational Research e da Revista Interações. Professora formadora, membro do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) da Universidade Católica Dom Bosco. É vice-coordenadora Institucional (UCDB)do Be_a_DOC Grupo Coimbra. Hoje, possui projeto aprovado pelo edital CONFAP-CNPq-UK Academies 2018. Organizou e coordenou o evento Webinar-GETED nos anos de 2011, 2012, 2015 e 2017. Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 CNPq.

Gustavo Henrique da Cunha Moura, Brandon University

Atualmente é doutorando em Educação na Universidade de Manitoba. Mestre em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso do Sul, dentro da linha de pesquisa em Ensino de Línguas. Através do meu trabalho e participação em pesquisas, abordo questões de Linguística Aplicada, onde busco perspectivas metodológicas pós-estruturais e o impacto da transculturalidade na formação de professores de línguas. Sou formado em Letras - Inglês pela Universidade Católica Dom Bosco. Fui aluno ativo do PIBIC (Programa de Iniciação Científica) da Universidade Católica Dom Bosco e professor de inglês na North American Cultural Language School. Tenho formação em Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, transculturalismo, letramentos e tecnologia, ensino de línguas, pós-modernidade, pós-estruturalismo e autoetnografia.

Miriam Brum Arguelho, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui doutorado em Educação, pela Universidade Católica Dom Bosco (2018), na linha de Práticas Pedagógicas e suas Relações com a Formação Docente; mestrado em Educação - área de concentração em Tecnologia Educativa, pela Universidade do Minho-UM (2003), pós-graduação em Técnicas e Contextos de e-Learning, pela Universidade de Coimbra (2005); graduação em Pedagogia, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1999). Atualmente é professora adjunta, do curso de Pedagogia, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Ponta Porã. É membro do Grupo de Pesquisa e Estudos em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância - GETED e do Grupo de Pesquisa Science With R - SWR (CNPQ). Atualmente colabora no desenvolvimento da Pesquisa Políticas de Expansão da Educação a Distância (EaD) no Brasil: Regulação, Qualidade e Inovação em Questão. Tem experiência na educação superior em cursos de graduação nas modalidades presencial e a distância, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores Ensino/Aprendizagem; Fundamentos e Metodologias de Alfabetização e Letramento. No que se refere a investigação, seus interesses centram-se na cultura digital e suas relações com os processos de ensino/aprendizagem, letramento crítico e multiletramentos.

Cristina Devecchi, University of Northampton

Cristina Devecchi é Professora Associada e Co-diretora do Centro de Ensino e Investigação onde é responsável pelo programa de doutoramento e admissões de doutoramento. Antes de ingressar na Universidade de Northampton, Cristina ensinou italiano e inglês para adultos e crianças pequenas no Reino Unido e no exterior e trabalhou como Assistente de Apoio ao Ensino e Aprendizagem em uma escola secundária. Ela obteve um mestrado em Educação Especial e Inclusiva, MPhil em Pesquisa Educacional e doutorado pela Universidade de Cambridge. Atualmente supervisiona 12 alunos de doutorado usando uma variedade de abordagens metodológicas e pesquisando diversos tópicos dentro da educação. Ela é a presidente do Conselho de Graduação em Pesquisa em Negócios e Educação e membro do Comitê de Pesquisa e Empresa da Faculdade de Saúde, Educação e Sociedade.

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Publicado
2022-09-25
Como Citar
Lima Paniago, M. C., da Cunha Moura, G. H., Brum Arguelho, M., & Devecchi, C. (2022). DIÁLOGOS INTERCULTURAIS NO COVID-19. Revista Edutec - Educação, Tecnologias Digitais E Formação Docente, 2(1), 1-21. https://doi.org/10.55028/edutec.v2i1.15346