DIÁLOGOS INTERCULTURAIS NO COVID-19
CULTURA DIGITAL, INOVAÇÃO E PEDAGOGIA ONLINE NO ENSINO SUPERIOR
Resumo
Este artigo explora como as conversas sobre cultura digital, inovação e pedagogia online podem informar práticas acentuadas durante a pandemia. O imediatismo adotado pelas universidades de todo o mundo devido à urgência dos lockdowns é problemático de várias maneiras. Em primeiro lugar, o pouco tempo para mudar para um ambiente online, a antecipação do ensino online e avaliações condizentes com o contexto são questões inegáveis. Em segundo lugar, o modo com que as universidades estavam, em diferentes níveis de infraestrutura digital, junto do desenvolvimento, treinamento e prontidão de funcionários e alunos neste ensino e aprendizado remoto também foi um desafio. No entanto, a pesquisa mostra o importante papel da cultura digital nas escolhas pedagógicas dentro da sala de aula, tanto quanto considera como os indivíduos lidam com a inovação tecnológica em suas práticas cotidianas online. De acordo com uma perspectiva Freireana, a pedagogia é reflexiva e transformadora e as pedagogias online podem reconceituar o conhecimento e a prática, minimizar os espaços físicos e intangíveis e redefinir o tempo, construindo novas ecologias de aprendizagem para uma pedagogia inclusiva. Este artigo aborda o exposto, apresentando dados de entrevistas com professores, funcionários administrativos e alunos de três universidades no Brasil, Canadá e Reino Unido. Este estudo qualitativo utiliza conceitos interculturais de inovação pedagógica e como os participantes adaptaram suas práticas na cultura digital. Exploramos ainda as implicações pedagógicas de suas atitudes em relação ao aprendizado on-line, a reconstrução de sua autoconsciência e visamos corroborar futuras compreensões sobre como o COVID-19 afetará o ensino superior. Este artigo é oportuno ao problematizar conceitos importantes para entender e lidar com a cultura digital, a inovação e as pedagogias online em contextos de aprendizagem pós-COVID.
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