PEDAGOGIA CRÍTICA, CAPITAL TECNOLÓGICO E EXCLUSÃO PARTICIPATIVA

UMA DISCUSSÃO INTERDISCIPLINAR SOBRE EQUIDADE DIGITAL NA EDUCAÇÃO

Palavras-chave: Equidade Digital, Exclusão Digital, Exclusão Participativa, Capital Tecnológico, Pedagogia Crítica

Resumo

Parece indiscutível que o desenvolvimento das tecnologias digitais trouxe mudanças significativas tanto nas formas de produção sociocultural quanto nos modelos comunicacionais e nas dinâmicas de cidadania participativa. Como fruto e reflexo das sociedades em que se insere, a educação não fica isenta dessas mudanças. No entanto, a incorporação das tecnologias digitais no âmbito educacional é complexa e desigual. A exclusão digital e as lacunas nos multiletramentos em professores e estudantes tornam-se ainda mais evidentes à medida em que a comunidade educacional luta com o cenário de pandemia de SARS-CoV-2 que se instaurou em 2020. Como resultado, percebe-se que o sucesso da incorporação das tecnologias digitais na educação não é apenas uma questão de vultosos investimentos em infraestrutura, mas uma questão política. A discussão crítica sobre essa questão abrange conceitos interdisciplinares para além do campo da educação, como os de capital tecnológico e de exclusão participativa. Assim, este ensaio teórico visa ser um ponto de partida para estimular a reflexão mais aprofundada sobre a equidade digital na educação, iluminando tópicos relevantes que auxiliam na compreensão de como o hype da tecnologia educacional digital pode reproduzir a desigualdade incorporada em sociedades capitalistas – em especial com relação às experiências vividas nessas sociedades e à crença de que as tecnologias digitais são a panaceia da educação, capazes de, por si só, solucionar problemas profundos e de natureza complexa.

Biografia do Autor

Bruna Damiana Heinsfeld, University of Texas at San Antonio

Doutoranda em Interdisciplinary Learning and Teaching, com concentração em Learning, Design, and Technology na University of Texas at San Antonio, nos Estados Unidos. Mestre em Educação pela PUC-Rio, com foco em Linguagens Digitais, Mídia e Educação, especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela UFF, e graduada em Letras pela UERJ. Coautora dos livros “Tecnologias, pensamento sistêmico e os fundamentos da inovação pedagógica” (2019) e “Práticas pedagógicas, inovação e tecnologias: breves indagações” (2018). Pesquisa concepções e discursos sobre tecnologia na educação.

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Publicado
2022-09-25
Como Citar
Heinsfeld, B. D. (2022). PEDAGOGIA CRÍTICA, CAPITAL TECNOLÓGICO E EXCLUSÃO PARTICIPATIVA. Revista Edutec - Educação, Tecnologias Digitais E Formação Docente, 2(1), 1-21. https://doi.org/10.55028/edutec.v2i1.15396