v. 1 (2022)
Resumos Expandidos

EDUCAÇÃO LÚDICA COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Publicado July 22, 2025
Palavras-chave
  • Ludicidade; Educação; Inclusão; Criança;

Resumo

A pesquisa apresenta recorte do plano de trabalho de Iniciação Científica em andamento, com duração anual, de caráter bibliográfico, cujo problema de pesquisa é investigar qual a relevância da Educação Lúdica como ferramenta de inclusão na Educação Infantil. O estudo corrobora o projeto de pesquisa “Práticas Educativas e diferenças na educação infantil: a inclusão entre cores, sons e movimentos” desenvolvido no GEPEMULT. No momento atual, discute-se quanto a inclusão, sua relevância e maneiras de propiciar educação com equidade, com crianças pequenas. Através da pesquisa bibliográfica e documental sobre a temática, o estudo irá fundamental a importância da ludicidade nas práticas educativas e na inclusão de crianças com deficiência na educação infantil.. Dessa forma, com base em autores tendo como objeto de pesquisa a ludicidade, os resultados alcançados até o momento, apontaram o lúdico como agregador de inúmeras possibilidades de inclusão, socialização, aprendizado, desenvolvimento integral da criança com ou sem deficiência, com mediação do professor nas práticas educacionais. Os resultados alcançados serão utilizados em comunicações orais e publicação de revistas, agregando conhecimento na área de educação.