O QUE DIZEM OS PROFESSORES SOBRE A SUA ATUAÇÃO EM GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL?
Abstract
Esta pesquisa apresenta como objetivo investigar a prática docente em Geografia nas escolas do município de Maracaju, Dourados e Campo Grande, estado de Mato Grosso do Sul. O referencial teórico apresenta como base a ação prática em Geografia com a criança, fundamentado na fenomenologia e interdisciplinaridade. Os principais referenciais são: Callai (2011), Castrogiovanni (2003), Costella (2003), Fazenda (1994, 2001, 2003), Japiassú (1976, 1996), Bicudo e Espósito (1994). A metodologia requer caráter qualitativo de cunho fenomenológico com enfoque nas análises ideográficas e nomotética. Os sujeitos são professores que atuam em Geografia nas escolas dos municípios elencados. Dialoga-se sobre a seguinte intencionalidade: como se mostra a prática docente em Geografia com a criança? Os depoimentos apontam que, na prática docente em Geografia com a criança, os sujeitos pesquisados procuram inovar, trabalhar a disciplina por meio de leituras observacionais e de imagens, criação de textos, com símbolos: pipa, boneco, desenhos, roteiros, mapas; com arte: música, poesia, teatro, histórias e com a tecnologia. Evitam compartimentar o espaço geográfico, pois nenhum lugar se explica por si mesmo. A abordagem das práticas apresenta fundamentos na interdisciplinaridade e em uma Geografia fenomenológica.
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