ENSINO DE FÍSICA E LINGUAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Abstract
A Física como ciência voltada para a compreensão da natureza, utiliza diferentes formas para a transmissão do conhecimento, estando os processos de transposição didática no cerne da estratégia docente. Para o ensino substantivo da Física, faz-se necessário o uso adequado de processos linguísticos especificamente direcionados para a Educação de Jovens e Adultos, considerando as especificidades desta modalidade. Sendo assim, este artigo, configurado num estudo bibliográfico de natureza narrativa-qualitativa, tem por objetivo discutir crítico-reflexivamente como os fenômenos linguísticos impactam a prática do professor de Física e como estes podem ser empregadas de forma estratégica no ensino conceitual dos conteúdos. Para isso, foram consultados trabalhos publicados entre 2013 e 2023 presentes nos portais de acesso livre Scielo e Oasisbr, sendo estabelecidos descritores de busca, critérios de inclusão e exclusão para a seleção da base bibliográfica utilizada para substanciar as reflexões apresentadas ao longo do texto. Ao final, fica evidenciada a importância da apropriação linguística na prática do professor de Física para o aprendizado crítico, questionador e interpretativo na Educação de Jovens e Adultos, levando o sujeito a identificar, explicando adequadamente os fenômenos naturais que o cercam na vida cotidiana.