ENSINO DE FÍSICA E LINGUAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Palavras-chave: Andragogia. Processos linguísticos. Educação científica. Aprendizagem.

Resumo

A Física como ciência voltada para a compreensão da natureza, utiliza diferentes formas para a transmissão do conhecimento, estando os processos de transposição didática no cerne da estratégia docente. Para o ensino substantivo da Física, faz-se necessário o uso adequado de processos linguísticos especificamente direcionados para a Educação de Jovens e Adultos, considerando as especificidades desta modalidade. Sendo assim, este artigo, configurado num estudo bibliográfico de natureza narrativa-qualitativa, tem por objetivo discutir crítico-reflexivamente como os fenômenos linguísticos impactam a prática do professor de Física e como estes podem ser empregadas de forma estratégica no ensino conceitual dos conteúdos. Para isso, foram consultados trabalhos publicados entre 2013 e 2023 presentes nos portais de acesso livre Scielo e Oasisbr, sendo estabelecidos descritores de busca, critérios de inclusão e exclusão para a seleção da base bibliográfica utilizada para substanciar as reflexões apresentadas ao longo do texto. Ao final, fica evidenciada a importância da apropriação linguística na prática do professor de Física para o aprendizado crítico, questionador e interpretativo na Educação de Jovens e Adultos, levando o sujeito a identificar, explicando adequadamente os fenômenos naturais que o cercam na vida cotidiana.

Biografia do Autor

KLEBER SALDANHA DE SIQUEIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Doutorando em ensino pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Mestre em ensino de Física pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Graduado em Física pelo Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Possui formação técnica na área de Mecânica Industrial pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB). Tem experiência em ensino de Física, Matemática e Tecnologia Mecânica. É especialista em educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), especialista em educação pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), especialista em educação pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), especialista em educação pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), especialista em gestão estratégica da inovação e políticas de ciência e tecnologia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) e especialista em educação pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL). Atualmente é professor de Física Nível - III, Mestre Classe B, pertencente ao quadro permanente da Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (SEE-AL) tendo exercido também a função de Gestor Educacional de Unidade de Ensino.

Publicado
2024-09-20
Como Citar
SALDANHA DE SIQUEIRA, K. (2024). ENSINO DE FÍSICA E LINGUAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Revista GESTO-Debate, 24(01). https://doi.org/10.55028/gd.v24i01.20985
Seção
Artigos