Desempeño Académico en la Educación Superior: Presencial versus Remoto

  • Anderson Luís Jeske Bihain Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA
  • Pablo Ferreira Pereira Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA
  • Valesca Brasil Irala Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA
Palabras clave: enseñanza remota, desempeño académico, percepción estudiantil, análisis integrado, datos académicos, educación superior

Resumen

Este estudio analiza el impacto de la Enseñanza Remota de Emergencia en la Universidad Federal de Pampa (UNIPAMPA), comparando cuatro semestres presenciales con los primeros cuatro semestres remotos durante la pandemia de Covid-19. La investigación utilizó 33,871 registros académicos y 1,073 respuestas de encuestas para correlacionar el desempeño y las percepciones de los estudiantes. Los resultados indican una mejora en el desempeño académico durante la enseñanza remota, destacando la flexibilidad de horarios y el acceso a recursos en línea como factores positivos. Sin embargo, las áreas que requieren actividades prácticas mostraron una disminución en el desempeño. El análisis integrado subraya la importancia de considerar tanto los datos objetivos como las percepciones de los estudiantes para comprender los impactos de la enseñanza remota, ofreciendo ideas valiosas para futuras estrategias educativas.

Biografía del autor/a

Anderson Luís Jeske Bihain, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Possuo graduação em Matemática - Licenciatura pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2008), mestrado em Modelagem Matemática (Conceito CAPES 4) pela mesma instituição (2011) e doutorado em Modelagem Computacional (Conceito CAPES 5) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014). Minha tese de doutorado abordou novas abordagens de modelagem de leito móvel simulado aplicadas a processos de separação e/ou reação, sob orientação do Prof. Leôncio Diógenes Tavares Câmara. Atualmente, sou professor adjunto IV na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), onde desempenho atividades de ensino, pesquisa e extensão. Minha pesquisa concentra-se na modelagem de fenômenos de transporte, com foco especial em processos cromatográficos, incluindo cromatografia, Leito Móvel Simulado, além de modelagem e simulação de tais processos. Também possuo experiência na modelagem e simulação dos fenômenos de transporte relacionados à secagem e aeração de grãos. Além disso, tenho participado ativamente de projetos de pesquisa, que tratam de temas como, matemática e suas aplicações, Ciência de Dados e no campo da educação matemática. Leciono em cursos de pós-graduação, incluindo a Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio: Matemática na Prática (EaD/UAB) que tem como foco a capacitação de docentes que atuam na educação básica. Ao longo da minha carreira, busco integrar os conhecimentos adquiridos em minha formação acadêmica com práticas inovadoras de ensino e pesquisa, visando contribuir para o avanço científico e tecnológico em minha área de atuação.

Pablo Ferreira Pereira, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Graduado em Licenciatura em Matemática.Atuou no Programa de Residência Pedagógica da Matemática UNIPAMPA, na escola EMEF General Emilio Mallet com turma de 7 ano do Ensino Fundamental e no Colégio Estadual Professor Waldemar Amoretty Machado com turmas de 3 ano do Ensino Médio.Atuei como palestrante em uma oficina sobre Metodologias Ativas com enfoque em Sala de aula Invertida na UNIPAMPA. Atuou como aluno do Regime Especial de Mestrado em Ensino pela UNIPAMPA. Atualmente Mestrando em Ensino pela UNIPAMPA.

Valesca Brasil Irala, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Natural de Alegrete (RS/Brasil), é Licenciada em Letras (Português/Espanhol e respectivas literaturas), pela Universidade da Região da Campanha (URCAMP). Especialista em Língua Espanhola, mestrado e doutorado em Letras - área de concentração em Linguística Aplicada pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Fez pós-doutorado na Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, na Universidad de la República (UDELAR), em Montevidéu, no Uruguai. Foi professora free-lancer entre 1996 e 2006 e docente da Educação Básica entre os anos de 1999 e 2006. Foi professora universitária da rede privada, na URCAMP, entre 2003-2006. Atua como docente na UNIPAMPA (Universidade Federal do Pampa), no campus Bagé, desde 2006. Atualmente é professora associada IV, com atuação no Curso de Letras- Línguas Adicionais (Inglês e Espanhol) e no Mestrado Acadêmico em Ensino, sendo sua atual coordenadora (gestão dezembro de 2023 - até dezembro de 2025). Também atuou na implementação do Mestrado Profissional em Ensino de Línguas, sendo a sua primeira coordenadora (entre 2013-2015) e exercendo uma segunda gestão (entre 2017-2019). Atualmente integra duas redes internacionais, a Assessment in Higher Education (AHE) Network e a Red Internacional de Evaluación Formativa y Compartida en Educación Superior (REFYCES). É co-coordenadora do Projeto AME (Acolhimento e Mentoria Estudantil). É vice-líder do Grupo de Pesquisa sobre Aprendizagens, Metodologias e Avaliação (GAMA/registrado no Diretório de Grupos do CNPq). Seus atuais interesses de pesquisa são: tecnologias digitais na educação, avaliação em sala de aula, sucesso acadêmico e metodologias ativas no Ensino Superior.

Publicado
2024-08-15
Cómo citar
Bihain, A. L. J., Ferreira Pereira, P., & Brasil Irala, V. (2024). Desempeño Académico en la Educación Superior: Presencial versus Remoto. Revista GESTO-Debate, 24(01). https://doi.org/10.55028/gd.v24i01.21580