O PROTAGONISMO NEGRO NA LITERATURA INFANTIL AMORAS, DE EMICIDA

CAMINHO PARA A DESCONSTRUÇÃO DE ESTEREÓTIPOS E PRECONCEITOS

  • Janaína de Lurdes Marinho Marques Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Penápolis (FAFIPE/FUNEPE)
  • Letícia Takano Sader Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Penápolis (FAFIPE/FUNEPE)
  • Wesley Piante Chotolli Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Penápolis (FAFIPE); Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquista Filho" (UNESP/Marília)
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##: https://doi.org/10.55028/gd.v6i01-24.17533

Résumé

Considerando a necessidade de reflexão sobre o protagonismo negro na literatura infantil e as possibilidades de inserção dos debates raciais na educação infantil, objetiva-se problematizar a questão da representatividade negra a partir da leitura do livro infanto-juvenil Amoras, escrito pelo rapper Emicida. Para tanto, utiliza-se de pesquisa qualitativa com o uso de questionários abertos para compreender o modo como três professoras de escolas municipais mobilizam os saberes necessários para a produção de uma consciência étnico-racial plural e democrática. Nessa perspectiva, observa-se que as docentes possuem conhecimentos sobre títulos que abordam a questão e consideram a literatura um importante mecanismo de aprendizado, permitindo concluir que a escola é uma importante instituição social para a desconstrução de estereótipos e preconceitos sobre as identidades negras.

Publiée
2022-11-23