A CONCEPÇÃO DE JOGOS PARA A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

CONSIDERAÇÕES A PARTIR DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL

  • Jorge Henrique de Lima Monteiro Universidade Estadual de Maringá - UEM/PR
  • Carlos Henrique Ferreira Magalhães
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##: https://doi.org/10.55028/gd.v7i01.18081

Résumé

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2018) foi elaborada em 2017 como documento norteador para o ensino da Educação Básica em todo o Brasil. Diante disso, neste estudo, investigou-se a concepção de jogos na unidade temática brincadeiras e jogos no componente curricular da Educação Física na BNCC (BRASIL, 2018). Fundamentados pelo referencial teórico-metodológico da teoria histórico-cultural, identificamos uma descontextualização histórica e epistemológica do jogo quando objetivado no documento da BNCC (BRASIL, 2018), elegendo escassas referências para sua prática escolar e colaborando para o desconhecimento do trabalho educativo dos professores.

Publiée
2023-03-23