A LITERATURA INFANTIL COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA DOS ANOS INICIAIS

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##: https://doi.org/10.55028/gd.v24i01.21664

Résumé

Este artigo é um relato de um trabalho desenvolvido em uma turma de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Tem como objetivo demonstrar que a literatura pode se constituir um recurso importante no ensino da Geografia. Metodologicamente, desenvolveu-se a escolha da obra, a análise e a culminância. O referencial teórico foi constituído por autores do campo da geografia e do campo da literatura. Os resultados apontam que esse recurso possibilita o trabalho com conceitos como paisagem, território, lugar e região, além de outros. Concluiu-se que a literatura favorece a superação da tradição mnemônica na Geografia, pode integrar outras áreas de conhecimento e contribuir com um ensino e uma educação de melhor qualidade.

Bibliographies de l'auteur

Andreia Lima Oliveira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Graduanda em Pedagogia na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Dalila Benevides Pereira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Graduanda em Pedagogia na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Leticia Ângelo R. Da silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Graduanda em Pedagogia na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Publiée
2024-09-07
Rubrique
Práticas Educativas para o Desenvolvimento Sustentável