Inglês na Infância, pra quê (quem?) Os Letramentos Críticos Aliados à Abordagem CLIL no Ensino de Língua Inglesa no Fundamental I: relatos de experiência

  • Patrícia Mara de Carvalho Costa Leite Universidade Federal de São João del-Rei/Professora Adjunta
  • Gabriela Rizzuti Universidade Federal de São João del-rei
  • Jalmir Jesus de Souza Ribeiro Universidade Federal de São João del-rei
Palavras-chave: Letramentos Críticos. Ensino Fundamental. Língua Inglesa. CLIL. Educação

Resumo

A língua inglesa se destaca como universal em um mundo hiperconectado. Apesar disso, seu ensino na rede pública, no Brasil, se torna obrigatório a partir do Fundamental II, enquanto as redes particulares tendem a oferecê-la desde os anos inicias, o que pode intensificar o aumento das disparidades social e educacional. Temos, pois, por objetivo não só firmar a possibilidade de seu ensino na rede pública por meio dos Letramentos Críticos, mas também construir o alicerce desta por meio da abordagem Content and Language Integrated Learning, conforme relatos de experiência aqui apresentados.

Biografia do Autor

Gabriela Rizzuti, Universidade Federal de São João del-rei

Possui graduação em Letras - Inglês pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). Atuou no projeto de extensão: Introdução da língua inglesa através do ensino de conteúdos relevantes (CLIL) na Escola Municipal João Pio - Tiradentes, fomentado pela Universidade Federal de São João del Rei. É membro do Grupo de Pesquisa Letramentos, gênero e ensino (LEGEN-UFSJ). Atualmente, cursa a Especialização em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Jalmir Jesus de Souza Ribeiro, Universidade Federal de São João del-rei

Licenciado em Pedagogia pela Faculdade Presidente Antonio Carlos de Conselheiro Lafaiete (2013), possui aperfeiçoamento em Língua Inglesa pela Language in Dublin (2015), especialista (Lato Sensu) em Metodologia do Ensino das Línguas Portuguesa e Inglesa pela Faculdade Única de Ipatinga (2018) e licenciando em Letras - Língua Inglesa e suas Literaturas pela Universidade Federal de São João del-Rei. Atua nas Prefeituras Municipais de Resende Costa e São João del-Rei nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Foi membro do Diretório Acadêmico dos Cursos de Letras (UFSJ) nas gestões 2018-19 e 2019-20. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) na área de Língua Inglesa e bolsista voluntário no Programa Institucional de Iniciação Científica (PIIC). Participante dos grupos: Grupo de Pesquisa Letramentos, gênero e ensino (LEGEN-UFSJ) e Ensino de Literaturas - Diversidades, mercados e políticas públicas (EnLit/UFOP). Possui interesse nas áreas de letramento literário, relações palavra-imagem, material didático em língua inglesa e TEYL.

Referências

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Publicado
2022-06-03
Como Citar
Costa Leite, P. M. de C., Rizzuti, G., & de Souza Ribeiro, J. J. (2022). Inglês na Infância, pra quê (quem?) Os Letramentos Críticos Aliados à Abordagem CLIL no Ensino de Língua Inglesa no Fundamental I: relatos de experiência . Papéis: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Estudos De Linguagens - UFMS , 26(51), 001-021. https://doi.org/10.55028/papeis.v26i51.14738