Metáforas Biológicas e Cibernéticas de Resistência na Ficção Científica Tupinipunk

  • Mary Elizabeth Ginway University of Florida
Palavras-chave: Carlos Orsi, Roberto de Sousa Causo, Ficção Científica, Irreal crítico.

Resumo

O artigo analisa duas narrativas brasileiras contemporâneas, “Questão de sobrevivência” (2001) de Carlos Orsi, e “Vale-tudo” (2010), de Roberto de Sousa Causo. Ambas são tomadas como exemplos brasileiros de cyberpunk, espécie de subgênero da ficção científica povoado por implantes cibernéticos e referências ao chamado ciberespaço. O artigo discute os textos à luz do “irreal crítico” proposto por Michael Löwy e aplicado às particularidades da América Latina por Sharae Deckard. Propõe-se a observar de que forma as narrativas transfiguram, por meio de traços próprios do cyberpunk, as especificidades da sociedade brasileira.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. The Problems of Dostoevesky’s Poetics. Ann Arbor, MI: Ardis, 1973.

BUARQUE, Chico. Fazenda modelo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1974.

CALADO, Ivanir. “O altar dos nossos corações.” In: O Atlântico tem duas margens: antologia da novíssima ficção científica portuguesa e brasileira. José Manuel Morais (org.) Lisboa: Caminho, 1993, p. 177-206.

COMAROFF, Jean & John Comaroff. “Alien-Nation: Zombies, Immigrants, and Millennial Capitalism”. The South Atlantic Quarterly 101.4, p. 779-805, 2002.

CAUSO, Roberto de Sousa. “Introdução”. In: Os melhores contos brasileiros de ficção científica: fronteiras. Roberto de Sousa Causo (org.) São Paulo:Devir, 2009, p. 11-24.

CAUSO, Roberto de Sousa. “Sincretismo cultural na ficção científica cyberpunk brasileira”. Manuscrito inédito, 2009b, p. 18.

CAUSO, Roberto de Sousa. “Tupinipunk — cyberpunk brasileiro”. Papêra Uirandê Especial N.º 1, p. 5-11, 1996.

CAUSO, Roberto de Sousa. “Vale-tudo”. In: Duplo cyberpunk: o concertador de Bicicletas/Vale-tudo, Bruce Sterling/Roberto de Sousa Causo. São Paulo:Devir, 2010, p. 79-124.

DECKARD, Sharae. “Peripheral Realism, Millennial Capitalism, and Roberto Bolaño’s 2666”. http://www.academia.edu/1019297/_Peripheral_Realism_Millennial_Capitalism_and_Roberto_Bolanos_2666. Acessado em 28 out. 2012.

FAWCETT, Fausto. Santa Clara Poltergeist. Rio de Janeiro: Eco, 1991.

GINWAY, M. Elizabeth. Brazilian Science Fiction: Cultural Myths and Nationalism in the Land of the Future. Lewisburg, PA: Bucknell UP, 2004.

GINWAY, M. Elizabeth. “The Body Politic in Brazilian Science Fiction: Implants to Cyborgs”. In: New Boundaries in Political Science Fiction. Donald Hassler & Clyde Wilcox (orgs.) University of South Carolina Press, 2009, p.98-210.

GIROLDO, Ramiro. “Utopia em movimento: ‘Harmonia’ de Roberto de Sousa Causo”. Nau Literária 8.1, p. 1-9, 2012. http://seer.ufrgs.br/NauLiteraria/issue/view/1527. Acessado em 25 out. 2012.

KUWJAWSKI, Guilherme, Piritas siderais: romance cyberbarroco. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1994.

LÖWY, Michael. “The Current of Critical Irrealism: ‘A Moonlit Enchanted Night’”. In: Adventures in Realism. Matthew Beaumont (org.) Malden, MA: Blackwell Publishing, 2007, p. 193-206.

ORSI, Carlos. “Questão de sobrevivência”. 2010. Assembleia estelar: histórias de ficção científica política. In: Marcello Simão Branco (org.) São Paulo: Devir Livraria, 2011, p. 351-373. Primeiro publicado na revista Sci Fi News Contos N.º 2 (2001).

SIRKIS, Alfredo. Silicone XXI. Rio de Janeiro: Record, 1985.

Como Citar
Ginway, M. E. (1). Metáforas Biológicas e Cibernéticas de Resistência na Ficção Científica Tupinipunk. Papéis: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Estudos De Linguagens - UFMS , 19(38), 99-109. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/papeis/article/view/2991
Seção
Artigos - Literatura, Estudos Comparados e Interartes