Metáforas Biológicas e Cibernéticas de Resistência na Ficção Científica Tupinipunk
Abstract
O artigo analisa duas narrativas brasileiras contemporâneas, “Questão de sobrevivência” (2001) de Carlos Orsi, e “Vale-tudo” (2010), de Roberto de Sousa Causo. Ambas são tomadas como exemplos brasileiros de cyberpunk, espécie de subgênero da ficção científica povoado por implantes cibernéticos e referências ao chamado ciberespaço. O artigo discute os textos à luz do “irreal crítico” proposto por Michael Löwy e aplicado às particularidades da América Latina por Sharae Deckard. Propõe-se a observar de que forma as narrativas transfiguram, por meio de traços próprios do cyberpunk, as especificidades da sociedade brasileira.
References
BAKHTIN, Mikhail. The Problems of Dostoevesky’s Poetics. Ann Arbor, MI: Ardis, 1973.
BUARQUE, Chico. Fazenda modelo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1974.
CALADO, Ivanir. “O altar dos nossos corações.” In: O Atlântico tem duas margens: antologia da novíssima ficção científica portuguesa e brasileira. José Manuel Morais (org.) Lisboa: Caminho, 1993, p. 177-206.
COMAROFF, Jean & John Comaroff. “Alien-Nation: Zombies, Immigrants, and Millennial Capitalism”. The South Atlantic Quarterly 101.4, p. 779-805, 2002.
CAUSO, Roberto de Sousa. “Introdução”. In: Os melhores contos brasileiros de ficção científica: fronteiras. Roberto de Sousa Causo (org.) São Paulo:Devir, 2009, p. 11-24.
CAUSO, Roberto de Sousa. “Sincretismo cultural na ficção científica cyberpunk brasileira”. Manuscrito inédito, 2009b, p. 18.
CAUSO, Roberto de Sousa. “Tupinipunk — cyberpunk brasileiro”. Papêra Uirandê Especial N.º 1, p. 5-11, 1996.
CAUSO, Roberto de Sousa. “Vale-tudo”. In: Duplo cyberpunk: o concertador de Bicicletas/Vale-tudo, Bruce Sterling/Roberto de Sousa Causo. São Paulo:Devir, 2010, p. 79-124.
DECKARD, Sharae. “Peripheral Realism, Millennial Capitalism, and Roberto Bolaño’s 2666”. http://www.academia.edu/1019297/_Peripheral_Realism_Millennial_Capitalism_and_Roberto_Bolanos_2666. Acessado em 28 out. 2012.
FAWCETT, Fausto. Santa Clara Poltergeist. Rio de Janeiro: Eco, 1991.
GINWAY, M. Elizabeth. Brazilian Science Fiction: Cultural Myths and Nationalism in the Land of the Future. Lewisburg, PA: Bucknell UP, 2004.
GINWAY, M. Elizabeth. “The Body Politic in Brazilian Science Fiction: Implants to Cyborgs”. In: New Boundaries in Political Science Fiction. Donald Hassler & Clyde Wilcox (orgs.) University of South Carolina Press, 2009, p.98-210.
GIROLDO, Ramiro. “Utopia em movimento: ‘Harmonia’ de Roberto de Sousa Causo”. Nau Literária 8.1, p. 1-9, 2012. http://seer.ufrgs.br/NauLiteraria/issue/view/1527. Acessado em 25 out. 2012.
KUWJAWSKI, Guilherme, Piritas siderais: romance cyberbarroco. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1994.
LÖWY, Michael. “The Current of Critical Irrealism: ‘A Moonlit Enchanted Night’”. In: Adventures in Realism. Matthew Beaumont (org.) Malden, MA: Blackwell Publishing, 2007, p. 193-206.
ORSI, Carlos. “Questão de sobrevivência”. 2010. Assembleia estelar: histórias de ficção científica política. In: Marcello Simão Branco (org.) São Paulo: Devir Livraria, 2011, p. 351-373. Primeiro publicado na revista Sci Fi News Contos N.º 2 (2001).
SIRKIS, Alfredo. Silicone XXI. Rio de Janeiro: Record, 1985.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
![Licença Creative Commons](https://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.