TRICKS OF A CERTAIN SAILOR AT THE YELLOW PICAPAU RANCH
Keywords:
Literatura; Comic books; Cartoons.
Abstract
This study focuses on the articulation among literature and other aesthetic codes, mapping a character transformation process to different media. To this end, the American protagonist Popeye was selected. He was widely popular in the first decades of the twentieth century. In general, this paper discusses the pathway of the hero, in 1929, as one of the pioneers in the comic books universe, migrating, in 1933, to the animation space and, in 1936, to the Brazilian youth literature, integrating the publication Memórias da Emília, by Monteiro Lobato.
References
XXXX; XXXX. XXXX. In: RÖSING, T.; BURLAMAQUE, F. (org.) Atualizando a tradição: cânone e literatura para leitores de hoje. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2010. p. 310 – 329.
CORSO, G. K. Édipo-rei e Antígone, adaptações da tragédia sofocleana para o leitor juvenil brasileiro. Assis: UNESP, 2007. (Dissertação de Mestrado).
DENIS, S. Cinema de animação. Lisboa: Edições Texto e Gráfica, 2010.
ECO, U. História da feiúra. Rio de Janeiro: Record, 2007.
FOSSATTI, C. Cinema de Animação: uma trajetória marcada por inovações. In: Encontro Nacional de História da Mídia: mídias alternativas e alternativas midiáticas. 19-21 agosto de 2009. Fortaleza, 2009. Anais. Fortaleza: Unifor, 2009. p.01-21.
LAJOLO, M; ZILBERMAN, R. Literatura infantil brasileira: história & histórias. 2. ed. São Paulo: Ática, 1985.
LOBATO, M. A chave do tamanho. 42. ed. Ilustr. Manoel Victor Filho. São Paulo: Brasiliense, 1997.
________. Memórias da Emília e Peter Pan. 8. ed. Ilustr. André Le Blanc. São Paulo: Brasiliense, 1957.
LUCENA JR, A. Arte da Animação: técnica e estética através da história. São Paulo: Editora do Senac, 2001.
MATOS, L; SAMPAIO, R. A Evolução do Mito do Herói dos Quadrinhos. Monografia. Juiz de Fora: Universidade Federal de Juiz de Fora, 2018.
MENDES, E. Memórias da Emília. In: LAJOLO, M; CECCANTINI, J. L. (org.) Monteiro Lobato, livro a livro: obra infantil. São Paulo: Editora UNESP; Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2008. p. 341 – 354.
NADER, G. A Magia do Império Disney. São Paulo: Editora Senac, 2007.
ROCHA, C; MELLO, F. Conteúdo de marca e experiência emocional: animação como entretenimento na internet. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Artefactum: revista de estudos de linguagens e tecnologia. Vol 17, n. 02; p.01 – 12, Jan./Jun. 2018.
SANDRONI, L. De Lobato a Bojunga: as reinações renovadas. Rio de Janeiro: Agir, 1987.
SILVA, S. T. Desenho animado e Educação. CHIAPPINI, L. Outras Linguagens na Escola: publicidade, cinema e TV, rádio, jogos e informática. São Paulo: Editora Cortez, 2004. p. 205 – 210.
VASCONCELLOS, Z. M. C. O universo ideológico da obra infantil de Monteiro Lobato. São Paulo: Traço, 1982.
CORSO, G. K. Édipo-rei e Antígone, adaptações da tragédia sofocleana para o leitor juvenil brasileiro. Assis: UNESP, 2007. (Dissertação de Mestrado).
DENIS, S. Cinema de animação. Lisboa: Edições Texto e Gráfica, 2010.
ECO, U. História da feiúra. Rio de Janeiro: Record, 2007.
FOSSATTI, C. Cinema de Animação: uma trajetória marcada por inovações. In: Encontro Nacional de História da Mídia: mídias alternativas e alternativas midiáticas. 19-21 agosto de 2009. Fortaleza, 2009. Anais. Fortaleza: Unifor, 2009. p.01-21.
LAJOLO, M; ZILBERMAN, R. Literatura infantil brasileira: história & histórias. 2. ed. São Paulo: Ática, 1985.
LOBATO, M. A chave do tamanho. 42. ed. Ilustr. Manoel Victor Filho. São Paulo: Brasiliense, 1997.
________. Memórias da Emília e Peter Pan. 8. ed. Ilustr. André Le Blanc. São Paulo: Brasiliense, 1957.
LUCENA JR, A. Arte da Animação: técnica e estética através da história. São Paulo: Editora do Senac, 2001.
MATOS, L; SAMPAIO, R. A Evolução do Mito do Herói dos Quadrinhos. Monografia. Juiz de Fora: Universidade Federal de Juiz de Fora, 2018.
MENDES, E. Memórias da Emília. In: LAJOLO, M; CECCANTINI, J. L. (org.) Monteiro Lobato, livro a livro: obra infantil. São Paulo: Editora UNESP; Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2008. p. 341 – 354.
NADER, G. A Magia do Império Disney. São Paulo: Editora Senac, 2007.
ROCHA, C; MELLO, F. Conteúdo de marca e experiência emocional: animação como entretenimento na internet. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Artefactum: revista de estudos de linguagens e tecnologia. Vol 17, n. 02; p.01 – 12, Jan./Jun. 2018.
SANDRONI, L. De Lobato a Bojunga: as reinações renovadas. Rio de Janeiro: Agir, 1987.
SILVA, S. T. Desenho animado e Educação. CHIAPPINI, L. Outras Linguagens na Escola: publicidade, cinema e TV, rádio, jogos e informática. São Paulo: Editora Cortez, 2004. p. 205 – 210.
VASCONCELLOS, Z. M. C. O universo ideológico da obra infantil de Monteiro Lobato. São Paulo: Traço, 1982.
Published
2023-07-01
How to Cite
Luiz, F. T. (2023). TRICKS OF A CERTAIN SAILOR AT THE YELLOW PICAPAU RANCH. Papéis: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Estudos De Linguagens - UFMS , 24(48), 17-38. https://doi.org/10.55028/papeis.v24i48.10593
Section
Artigos - Literatura, Estudos Comparados e Interartes
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
![Licença Creative Commons](https://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.