Conhecimentos ramificados
Apontamentos sobre a interdisciplinaridade na Escrita Criativa
Abstract
Creative Writing is still recent as academic area in Brazil. Although its matrix is literature, the literary studies seem to be insuficient for the discipline, which generates theoretical knowledge, but also seeks to create new artistic works as far. In addition to being a little explored field, it requires interdisciplinarity, indispensable for the growth of Creative Writing within the academy, which can often generate obstacles for students and teachers. This article aims to problematize the traditional structures of teaching writing, proposing some ways that interact to other areas of knowledge: ways that are not always clear, but inevitable.
References
ASSIS BRASIL, Luiz Antonio de. Escrever ficção. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
ASSIS BRASIL, Luiz Antonio de et al. Apontamentos metodológicos e curriculares discentes para os cursos de pós-graduação em Escrita Criativa no Brasil. Navegações, Porto Alegre, v. 11, n. 1, p. 68-75, jan-jul. 2018.
BARTHES, Roland. A preparação do romance I: da vida à obra. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
BORGES, Jorge Luis. Obras completas. v.1. Emecé Editores: 1997.
______. El aprendizaje del escritor. 2ª Ed. Buenos Aires: Sudamericana, 2014.
FRANCHETTI, Paulo. O haicai no Brasil. Alea, Rio de Janeiro, vol.10, no.2, p. 256-269, jul-dez. 2008.
GARRAMUÑO, Florencia. Frutos estranhos. A aposta pelo inespecífico na estética contemporânea. In: OLINTO, H, K.; SCHOLLHAMMER, K. E. Cenários contemporâneos da escrita. Rio de Janeiro: 7Letras, 2014.
GOLDSMITH, Kenneth. Uncreative Writing: Managing Language in the Digital Age. New York: Columbia University Press. 2011.
MURAKAMI, Haruki. Romancista como vocação. São Paulo: Alfaguara, 2017.
PROSE, Francine. Para ler como um escritor: Um guia para quem gosta de livros e para quem quer escrevê-los. 1ª edição. Rio de Janeiro: Zahar. 2008.
SALLES, Cecilia Almeida. Gesto inacabado: processo de criação artística. São Paulo: FAPESP: Annablume, 2004.
SCHAMA, Simon. Paisagem e memória. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
UPPAL, Priscila. Both Sides of the Desk: Experiencing Creative Writing Lore as a Student and as a Professor. In: RITTER, Kelly; VANDERSLICE, Stephanie (Orgs.) Can it really be taught?: resisting lore in creative writing pedagogy. Portsmouth: Boynton/Cook Publishers, 2007.
WOOD, James. Como funciona a ficção. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
ALMADA, Magdalena Gomes; BENATTI, Andre Rezende; RAMOS, Wellington Furtado. OLIVEIRA, Bella Beatriz Martins Gomes. Literatura em perspectivas transdisciplinares: diálogos com saberes outros (2). Revista Papéis, 2024, DOI: https://doi.org/10.55028/papeis.v25i50.
ALMADA, Magdalena Gomes; BENATTI, Andre Rezende; RAMOS, Wellington Furtado. OLIVEIRA, Bella Beatriz Martins Gomes. Literatura em perspectivas transdisciplinares: diálogos com saberes outros (1). Revista Papéis, 2024, DOI: https://doi.org/10.55028/papeis.v24i48
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
![Licença Creative Commons](https://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.