UM ESTUDO SOCIOLINGUÍSTICO DA LINGUAGEM DE ADOLESCENTES DE UM CENTRO SOCIOEDUCATIVO

  • Rodrigo Mazer Etto Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Valeska Gracioso Carlos Universidade Estadual de Ponta Grossa

Resumo

O objetivo desse trabalho é identificar os sentidos de alguns termos e expressões presentes na linguagem de adolescentes privados de liberdade de um Centro Socioeducativo, e constatar a possível dicionarização desses itens lexicais no dicionário Houaiss (HOUAISS; VILLAR, 2011). A metodologia de geração e coleta de dados foi realizada sob uma perspectiva qualitativa através da aplicação de um questionário semântico-lexical e de entrevistas narrativas, as quais seguiram orientações de Labov (2008) e Tarallo (2003). Do total de 260 itens coletados, constatou-se que 40 se encontram no referido dicionário com o mesmo sentido atribuído pelos entrevistados; 64 itens se encontram dicionarizados, embora com um sentido diferente do atribuído pelos informantes e 156 itens não se encontram dicionarizados.

Biografia do Autor

Rodrigo Mazer Etto, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Licenciado em Letras Português/Inglês.

Especialista em Língua Portuguesa e Literaturas.

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Ponta Grossa

Valeska Gracioso Carlos, Universidade Estadual de Ponta Grossa
Profa. Dra. do Programa de Pós-Graduação em estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Ponta Grossa

Referências

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Publicado
2019-06-17
Como Citar
Etto, R. M., & Carlos, V. G. (2019). UM ESTUDO SOCIOLINGUÍSTICO DA LINGUAGEM DE ADOLESCENTES DE UM CENTRO SOCIOEDUCATIVO. Papéis: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Estudos De Linguagens - UFMS , 23(45), 59-87. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/papeis/article/view/7083
Seção
Artigos - Linguística e Semiótica