A Plataforma Scholar e o Projeto Piloto USP-UIUC (Universidade de São Paulo e Universidade de Illinois em Urbana-Champaign): inovações em formação de professores

  • Rodrigo Abrantes da Silva Universidade de São Paulo
Palavras-chave: Colaboração, e-Learning, Epistemologia, Letramentos digitais, Sociedade digital

Resumo

Neste artigo descrevo e analiso alguns aspectos da plataforma Scholar, a partir da experiência de uma comunidade de professores, com o objetivo de identificar as habilidades de letramentos digitais do grupo de professores, em relação às funcionalidades da plataforma. Como método, usei como referências a etnografia de Blommaert e Dong (2010) e a proposta de observação participante de André (2012). Na plataforma Scholar temos a formação de comunidades virtuais nas quais as práticas e as interações dos participantes na comunidade são registradas a partir do uso de recursos como updates, fóruns e surveys. Apresento dados provenientes de levantamento bibliográfico, análise de documentos, observação das interações nos fóruns, questionários online, entrevistas semiestruturadas e observação do processo de construção de um módulo de aprendizagem. O contexto da pesquisa foi uma comunidade virtual composta por participantes de um projeto, em que tivemos 29 integrantes interessados em fazer a terceira edição do curso "(Multi)letramentos e formação de professores de línguas", correspondente ao Módulo I do projeto piloto. O curso ocorreu durante 5 semanas, na modalidade a distância, com dois encontros síncronos, um na primeira e outro na quarta semana. Em um primeiro momento, descrevo alguns aspectos da interface da plataforma, diretamente relacionados às interações na comunidade de professores. Nessa etapa, procurei elucidar alguns pressupostos epistemológicos do ambiente. Em seguida, analiso o uso da plataforma no contexto do Projeto Nacional de Letramentos. Os dados da pesquisa revelam que as habilidades de letramentos digitais para realizar o curso foram adquiridas com baixa necessidade de apoio técnico. Contudo, o uso da inteligência artificial e dos recursos de gestão de projetos e edição exigem maior reformulação de processos pedagógicos, como avaliação e revisão entre pares.

Biografia do Autor

Rodrigo Abrantes da Silva, Universidade de São Paulo

Mestrando pela Universidade de São Paulo, assistente de pesquisas no Projeto Piloto USPUIUC e professor no Colégio Dante Alighieri, em São Paulo. E-mail: rodrigo.abrantes@usp.br

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Publicado
2020-04-23
Como Citar
Silva, R. A. da. (2020). A Plataforma Scholar e o Projeto Piloto USP-UIUC (Universidade de São Paulo e Universidade de Illinois em Urbana-Champaign): inovações em formação de professores. Papéis: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Estudos De Linguagens - UFMS , 24(47), 27-50. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/papeis/article/view/9784
Seção
Artigos - Linguística e Semiótica