Autor e Ângela: por uma (não) filosofia da composição em Um sopro de vida

  • Merissa Ferreira Ribeiro Universidade Federal do Pará
  • Antonio Maximo von Sohsten Gomes Ferraz Universidade Federal do Pará

Resumen

RESUMO: Baseando-nos nas concepções e método exposto por Edgar Allan Poe no ensaio “A filosofia da composição”, e nos questionamentos expostos pelas personagens nomeadas Autor e Ângela Pralini, do romance “Um sopro de vida”, de Clarice Lispector, o presente artigo objetiva, ao contrapor estas duas visões do processo criativo, evidenciar o quanto a autoria da obra de arte está para além dos planejamentos de quem a realiza. Poe, em seu ensaio, encara o poema escolhido para expor o seu processo de criação como algo perfeita e puramente advindo da cognição e da consciência acerca daquilo que se quer criar. Para ele, escrever um poema do alcance de “O Corvo” implica substancialmente um esforço mental. O Autor de “Um sopro de vida” também nos expõe, até certo ponto, a mesma concepção de criação artística, porém, ao longo da narração é notório o quanto ele está perdido diante do que escreve, e, ainda que se esforce mentalmente para controlar sua personagem, Ângela, ele não consegue. Assim, em diálogo com o entendimento de Heidegger sobre a origem da criação artística e com textos aqui mencionados, o presente trabalho visa a discutir a impossibilidade de se conceber uma fórmula prévia que elida o elemento da surpresa que comporta todo ato criador.

Biografía del autor/a

Merissa Ferreira Ribeiro, Universidade Federal do Pará

Graduada em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará. Atualmente faz parte do Programa de Pós-graduação em Letras - PPGL, no qual desenvolve pesquisa na área de Estudos Literários. Integrante do Núcleo Interdisciplinar Kairós - Estudos de Poética e Filosofia (NIK/UFPA).

Antonio Maximo von Sohsten Gomes Ferraz, Universidade Federal do Pará

Professor Doutor da Faculdade de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras da
Universidade Federal do Pará. Coordena o Núcleo Interdisciplinar Kairós – Estudos de Poética
e Filosofia (NIK/UFPA) e é co-coordenador da Rede Poética – Grupo Interinstitucional de
Pesquisas em Arte e Filosofia. Desenvolve atualmente o projeto de pesquisa intitulado “O
educar poético e a existência como obra de arte em Ser e Tempo, de Martin Heidegger”.

Citas

CASTRO, Manuel Antônio de. O ser, o agir e o humano. In: Leitura: questões. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2015.

XXX. Método. In: CASTRO, Manuel Antônio de [et.al.]. Convite ao pensar. – 1. ed. – Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2014.

FILÍPPOVNA, Verônica. Representação. In: CASTRO, Manuel Antônio de [et.al.]. Convite ao pensar. – 1. ed. – Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2014.

HEIDEGGER, Martin. A origem da obra de arte. Trad. Idalina Azevedo e Manuel Antonio de Castro. São Paulo: Edições 70, 2010.

LISPECTOR, Clarice. Todas as crônicas. Prefácio de Marina Colasanti; organização de Pedro Karp Vasquez; pesquisa textual de Larissa Vaz. – 1ª ed. – Rio de Janeiro: Rocco, 2018.
______. Um sopro de vida. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.
POE, Edgar Allan. Poemas e ensaios. Tradução Oscar Mendes, Milton Amado; revisão e notas Carmen Vera Cirne Lima. – 3. ed. revista – São Paulo: Globo, 1999.

WOOLF, Virginia. O sol e o peixe: prosas poéticas. Seleção e tradução Tomaz Tadeu. – 1. ed.; 3. Reimp. – Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.
Publicado
2023-07-01
Cómo citar
Ferreira Ribeiro, M., & Maximo von Sohsten Gomes Ferraz, A. (2023). Autor e Ângela: por uma (não) filosofia da composição em Um sopro de vida. Papéis: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Estudos De Linguagens - UFMS , 24(48), 89-103. https://doi.org/10.55028/papeis.v24i48.10614
Sección
Artigos - Literatura, Estudos Comparados e Interartes