Autor e Ângela: por uma (não) filosofia da composição em Um sopro de vida
Resumen
RESUMO: Baseando-nos nas concepções e método exposto por Edgar Allan Poe no ensaio “A filosofia da composição”, e nos questionamentos expostos pelas personagens nomeadas Autor e Ângela Pralini, do romance “Um sopro de vida”, de Clarice Lispector, o presente artigo objetiva, ao contrapor estas duas visões do processo criativo, evidenciar o quanto a autoria da obra de arte está para além dos planejamentos de quem a realiza. Poe, em seu ensaio, encara o poema escolhido para expor o seu processo de criação como algo perfeita e puramente advindo da cognição e da consciência acerca daquilo que se quer criar. Para ele, escrever um poema do alcance de “O Corvo” implica substancialmente um esforço mental. O Autor de “Um sopro de vida” também nos expõe, até certo ponto, a mesma concepção de criação artística, porém, ao longo da narração é notório o quanto ele está perdido diante do que escreve, e, ainda que se esforce mentalmente para controlar sua personagem, Ângela, ele não consegue. Assim, em diálogo com o entendimento de Heidegger sobre a origem da criação artística e com textos aqui mencionados, o presente trabalho visa a discutir a impossibilidade de se conceber uma fórmula prévia que elida o elemento da surpresa que comporta todo ato criador.
Citas
XXX. Método. In: CASTRO, Manuel Antônio de [et.al.]. Convite ao pensar. – 1. ed. – Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2014.
FILÍPPOVNA, Verônica. Representação. In: CASTRO, Manuel Antônio de [et.al.]. Convite ao pensar. – 1. ed. – Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2014.
HEIDEGGER, Martin. A origem da obra de arte. Trad. Idalina Azevedo e Manuel Antonio de Castro. São Paulo: Edições 70, 2010.
LISPECTOR, Clarice. Todas as crônicas. Prefácio de Marina Colasanti; organização de Pedro Karp Vasquez; pesquisa textual de Larissa Vaz. – 1ª ed. – Rio de Janeiro: Rocco, 2018.
______. Um sopro de vida. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.
POE, Edgar Allan. Poemas e ensaios. Tradução Oscar Mendes, Milton Amado; revisão e notas Carmen Vera Cirne Lima. – 3. ed. revista – São Paulo: Globo, 1999.
WOOLF, Virginia. O sol e o peixe: prosas poéticas. Seleção e tradução Tomaz Tadeu. – 1. ed.; 3. Reimp. – Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
![Licença Creative Commons](https://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.