Um caminho de investigação sobre as relações entre arte e design nos artefatos de edição única e limitada exibidos nos espaços de artes

  • Desirée Paschoal de Melo Universidade Estadual do Centro-Oeste

Résumé

Este artigo apresenta um caminho de investigação sobre as especificidades das relações entre arte e design em um conjunto de artefatos de edição única ou limitada apresentados nos espaços de artes, a partir do método de investigação peirciano. Nesta proposição, o princípio condutor apresentado é a teoria de investigação pragmática de Charles Peirce (uma lógica de investigação, realizada a partir do método científico, que visa investigar a dúvida e descobrir a verdade) nas dinâmicas e interdependentes relações com a Fenomenologia (uma área da filosofia cujo objetivo é elaborar um inventário das aparências do fenômeno), com a Semiótica (uma doutrina filosófica que consiste em investigar, por meio da observação, discriminação e generalização, os aspectos gerais de todo e qualquer signo) e com o Pragmatismo (uma doutrina filosófica que sustenta que o significado completo de um conceito precisa incluir os efeitos ou consequências práticas observados nos hábitos de conduta que nele estão implicados). Este olhar ampliado para a filosofia de Peirce permitiu analisar os objetos focais considerando a dinamicidade deste fenômeno em ação, nas suas diferentes relações com o contexto em que se encontram inseridos.

Références

BALLABIO, Alessandro. Experiencia y Creatividad en C. S. Peirce y M. Merleau-Ponty. Bogotá: Editorial Aula de Humanidades, 2016.

COOKE, E. F. Peirce's Pragmatic Theory of Inquiry: Fallibilism and Indeterminacy. London: Continuum, 2006.

IBRI, Ivo. Desenvolviendo una semilla peirceana: el arte y las cosas sin nombre. In: C. S. Peirce, ciencia, filosofía y verdade. San Miguel de Tucumán: La Monteagudo Ediciones, 2016.

_________. Kosmos Noetós: A arquitetura metafísica de Charles Sanders Peirce. São Paulo: Paulus, 2015.

_________. Sobre a incerteza. In: Trans/Form/Ação, n. 23, p. 97–104, 2000.

MELO, Desirée Paschoal de. Abertura dos Assentos de Edição Única e Limitada à Contemplação, Disrupção e Mudança de Hábitos: Uma Investigação Peirciana sobre as Relações entre Arte e Design. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2020. 339 p.

NÖTH, Winfried. Habits, Habit Change, And the Habit of Habit Change According to Peirce. In: WEST, Donna E. West e ANDERSONE, Myrdene (Ed.) Consensus on Peirce's Concept of Habit: Before and Beyond Consciousness. Springer, 2016. p. 35 -64.

PEIRCE, Charles Sanders. The collected papers of Charles Sanders Peirce. Electronic edition. Virginia: Past Masters, 1994. (Citado como CP, seguido do volume e página)

_________. The fixation of belief. In: Popular Science Monthly 12, p. 1-15, nov. 1877.

Publiée
2021-06-30
Rubrique
Artigos - Linguística e Semiótica