Uma História sobre o Primeiro Curso de Licenciatura em Matemática, em Uberaba-MG

  • Douglas Marin Universidade Federal de Uberlândia
  • Ivete Maria Baraldi Unesp - Bauru
Palavras-chave: Ensino Superior, Formação de Professores de Matemática, História Oral, Historia da Educação Matemática

Resumo

Tem-se como objetivo mostrar compreensões tecidas sobre os cenários em torno do primeiro curso, em nível superior, para o professor lecionar Matemática em Uberaba, Minas Gerais. Mobilizamos como metodologia de pesquisa a História Oral, tal qual a concebemos e praticamos no Grupo de Pesquisa História Oral e Educação Matemática – Ghoem. Os procedimentos metodológicos possibilitaram criar narrativas dos sujeitos que viveram e experienciaram processos distintos, mas relacionados aos cenários mencionados anteriormente. Além das fontes orais foram utilizadas outras fontes, acessadas em arquivos públicos e privados, e outros trabalhos que nos ajudaram a elaborar as compreensões aqui mostradas. Para atingir nosso objetivo, apresentamos uma narrativa apontando os enlaces históricos, à época, para a constituição do ensino superior, os movimentos das instituições que abrigaram o primeiro curso de Licenciatura em Matemática e aspectos sobre o curso em foco.

Biografia do Autor

Douglas Marin, Universidade Federal de Uberlândia

Docente da Faculdade de Matemática da Univeridade Federal de Uberlândia - UFU. Doutor em Educação Matemática pela UNESP - Rio Claro. E-mail: douglasmarin2007@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5798-5176.

Ivete Maria Baraldi, Unesp - Bauru

Docente do Departamento de Matemática - Faculdade de Ciências - UNESP - Bauru. Docente e orientadora nos programas de Pós-Graduação em Educação para Ciências (UNESP - Bauru) e Educação Matemática (UNESP - Rio Claro). E-mail: ivete.baraldi@unesp.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9779-510X.

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Publicado
2020-12-07
Como Citar
MARIN, D.; BARALDI, I. M. Uma História sobre o Primeiro Curso de Licenciatura em Matemática, em Uberaba-MG. Perspectivas da Educação Matemática, v. 13, n. 33, p. 1-19, 7 dez. 2020.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)